A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Na Lata

03/10/2017 10:08

A+ A-

Na Lata Análise: Puccinelli vira Lula de MS e entra no brete da Justiça

Lula e Puccinelli se debatem, se debatem, mas já estão mesmo é na fila do abate

André Puccinelli e Luiz Inácio Lula da Silva; Ex-governador de Mato Grosso do Sul e ex-presidente da República.  Dois contemporâneos, pelo menos do ponto de vista de protagonismo político. E hoje, duas faces de uma mesma moeda: a da campanha eleitoral de 2018.

A dupla enfrenta, cada um a seu modo, a força de investigações da Polícia Federal. Estão no alvo da Lava Jato (Lula) e Lama Asfáltica, no caso do peemedebista. Como (única) saída, ambos decidiram partir pra cima e focar nas eleições 2018.

A situação de Lula é mais delicada que seu par peemedebista. Já condenado há meses pelo caso tríplex, o petista aguarda decisão da segunda instância, no caso o Tribunal Regional Federal do Sul do País. Se confirmada a sentença do juiz Sérgio Moro, o ex-presidente será imediatamente considerado inelegível, não podendo disputar o pleito eleitoral.

Para quem não sabe, a Lei brasileira da Ficha Limpa é clara: para não poder ser candidato, um cidadão tem que ser condenado em um colegiado, o que normalmente ocorre na segunda instância da Justiça. A decisão de Lula é esperada – sim, no Brasil só há prazo quando se há interesse – para março ou abril de 2018.

Já o ex-governador da tornozeleira eletrônica, por incrível que pareça, tem situação parecida, porém mais tranquila do ponto de vista eleitoral. Alvo de denúncias pesadas, que deixa o caso tríplex no chinelo, o ex-governador ainda sequer foi condenado.

Puccinelli foi sim conduzido coercitivamente pela Polícia Federal, colocou tornozeleira, objeto que carregou por uma semana, mas, pelo menos politicamente, ainda tem grandes chances de estar elegível para 2018 – diferente de Lula.

A tranquilidade, entretanto, é só aparente. A Lama Asfáltica deu seu último movimento em maio deste ano, mas não morreu. A impressão é de que um xeque mate está a caminho e tem o ‘cabeça’ peemedebista como alvo. Uma prisão, ou mesmo nova tornozeleira, neste momento poderia encerrar de vez qualquer  nova/antiga pretensão política de Puccinelli.

Assim, como dois bois no brete (usando uma referência do mundo animal), Lula e Puccinelli se debatem, se debatem, mas já estão mesmo é na fila do abate. Sabendo ou não disso... Mas a política é a política.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024