Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Na Lata

Na Lata: Bolsonaro grava vídeo em defesa de fazendeiros e ataca índios de MS

Cinco produtores rurais foram presos após STF suspender liminar

02 outubro 2017 - 09h09Por Airton Raes

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) divulgou em solidariedade a cinco produtores rurais detidos dia 28 de setembro, após o Supremo Tribunal Federal suspender liminar dos cinco acusados de ataque a indígenas na Fazenda Yvu, em Caarapó.

“Quero me dirigir ao pessoal de Mato Grosso do Sul, Estado onde morei por três anos na cidade de Nioaque. Chegou ao meu conhecimento que cinco produtores rurais estão presos por defenderem as suas terras. Por lutarem pela garantia de sua propriedade privada”, disse.

Bolsonaro afirmou que irá fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar Nelson Buanain Filho, Jesus Camacho, Virgílio Mettifogo, Dionei Guedin e Eduardo Yoshio Tomanaga. “Aos irmãos nossos de Mato Grosso do Sul. Os cinco fazendeiros que estão aí, o que eu puder fazer por vocês, eu faço. Reconheço o trabalho de vocês. Pela propriedade privada e a forma justamente que vocês se defendem”, completou.

O parlamentar atacou o Judiciário pela decisão. “Injustamente parte do Judiciário simplesmente ignora vocês. Que além de colocar comida na nossa mesa, são proprietários, são os donos dessa terra que não pode ser invadida. Seja por índio. Seja por MST. Seja lá quem for. É difícil a ação de vocês, mas estou solidário a essa questão. Fé em Deus. Vamos trabalhar aqui todos unidos contra essa injustiça em cima de cinco produtores rurais de nosso país. Um abraço Mato Grosso do Sul. Estamos juntos”, continuou.

Jair Bolsonaro destacou sua ação parlamentar contra a demarcação de terras indígenas. “Nós sabemos como tudo isso acontece. Quem estimula os índios. E o que se busca fazer desse tipo de ação. A propriedade privada após a emenda constitucional 81 se relativizou. Hoje em dia ninguém mais pode falar que é dono daquela fazenda ou daquele apartamento. Desde que cheguei na Câmara, desde 1991. Ninguém me levava a sério porque eu batia de frente. Em especial nessa questão. Lutei muito contra a demarcação de terras indígenas. Em especial a ianomâmi. Duas vezes o estado do Rio de Janeiro para nove mil índios. E o grande risco. Mais cedo ou mais tarde essas áreas serão novos países. Afinal essas terras estão em local riquíssimos. Riquezas minerais incalculáveis”, afirmou.

Veja o vídeo: