Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Na Lata

Na Lata: Prefeitura restringe uso da internet em computadores de trabalho

Foram bloqueadas redes sociais, sites de relacionamento e comunicadores instantâneos não institucionais

08 junho 2017 - 12h29Por Diana Christie

A Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) restringiu o acesso à internet dos funcionários da prefeitura de Campo Grande. Ainda será permitido acessar a rede mundial de computadores, mas sites “que não agregam valor no trabalho a ser desenvolvido pelos servidores” serão bloqueados.

De acordo com o diretor de Infraestrutura e Segurança da Agência, Jeferson Bússula, a manobra tem o objetivo de minimizar os problemas técnicos oriundos da má utilização da rede de computadores da prefeitura, além de otimizar a velocidade de transmissão das informações, melhorando as condições de trabalho dos servidores.

“Um exemplo recente foi o ataque do vírus mundial wannacry, que afetou 30% dos computadores do administrativo municipal. Além disso, a medida restringe o acesso a sites inapropriados, reduzindo o risco de absorvermos um vírus que possa contaminar a rede e fazê-la cair drasticamente”, explica.

Os usuários foram notificados através de diário oficial sobre seus direitos e deveres para uso da internet em 25 de abril. Conforme a prefeitura, a normatização faz parte das propostas estabelecidas no programa de governo para garantir a transparência e a eficiência dos serviços prestados aos cidadãos.

O diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso, explicou as novas regras em reunião ontem (7). “Nossa meta é melhorar o uso dos recursos tecnológicos como ferramentas de apoio às atividades administrativas, de gestão de pesquisa, ensino e de atendimento ao cidadão. O uso da rede de internet está diretamente ‘linkada’ ao objetivo”, disse.

Para os assessores de imprensa ou servidores que precisam acessar determinado site, o desbloqueio será feito mediante o envio do formulário de solicitação de acesso e/ou desbloqueio de conteúdo justificado pelo gestor direto. A liberação de acesso a qualquer recurso ou sistema ocorrerá mediante assinatura de Termo de Responsabilidade.

Foram bloqueadas redes sociais, sites de relacionamento e comunicadores instantâneos não institucionais. Na prática, isso significa evitar que servidores fiquem publicando conteúdo pessoal no Facebook durante o expediente, prática recorrente por alguns servidores comissionados.

“É considerado uso indevido, abusivo ou excessivo o acesso a conteúdo pornográfico, erótico, racista, ilegal ou qualquer outro que atente contra a integridade moral de terceiros ou grupos da sociedade, sites que ofereçam riscos à segurança da informação, bem como o uso dos recursos para fins não laborais que comprometa o tráfego dos dados”, destaca a prefeitura.

Também é considerado de uso indevido o fornecimento da senha de acesso à Internet via wireless à pessoa estranha ao quadro de funcionários do Município, entre outros.