Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Oportunidades

Além de vestibular, UFMS vai oferecer ingresso seriado para novos alunos

O PAS é um processo seletivo onde o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, ao final de cada ano do Ensino Médio

26 outubro 2017 - 11h38Por Diana Christie

Além de vestibular próprio, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) deve oferecer a opção de ingresso seriado para estudantes que desejam entrar na universidade. O objetivo é complementar o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), através de duas opções: o vestibular e o PAS (Processo Seletivo de Avaliação Seriada).

O PAS é um processo seletivo onde o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, ao final de cada ano do Ensino Médio. As porcentagens de vagas para cada processo seletivo serão decididas nas próximas semanas. A intenção é que a mudança aconteça em janeiro de 2018.

De acordo com o Pró-Reitor de Graduação, professor Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho, o Sisu é um processo seletivo importante, que democratizou o acesso aos alunos do país todo, mas existe um problema de evasão escolar porque alguns desses universitários que mudam de cidade não conseguem se sustentar no novo endereço.

O objetivo então seria aumentar as chances do aluno permanecer na UFMS. Para ele, o Sisu é importante, “porém traz o problema do aluno que vem de outra região e acaba não se adaptando, ou pela falta de apoios da família, ou por questão financeira. Já o vestibular contempla alunos que tem maior certeza que quer o curso escolhido”.

Com 113 cursos de graduação, distribuídos em dez campi, a UFMS vai continuar utilizando as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), tanto nas redações, como nas demais provas, apresentando apenas mais alternativas de ingresso.

Hoje, ao todo, a universidade conta com cerca de 20 mil alunos. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, os novos processos seletivos já foram aprovados na última reunião do Conselho Universitário, realizada no dia 19 de outubro.