Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Oportunidades

Inscrições para auxílios de iniciação à docência no IFMS seguem até quinta-feira

Podem participar acadêmicos da Licenciatura em Química, em Coxim, e da Licenciatura em Computação, do Campus Jardim

19 março 2018 - 13h30Por IFMS

Está aberto o prazo de inscrições para o processo seletivo do Programa de Auxílios de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Podem participar acadêmicos da Licenciatura em Química, oferecido pelo Campus Coxim, e da Licenciatura em Computação, do Campus Jardim.

Os interessados podem se inscrever até a próxima quinta-feira, 22. É necessário procurar a coordenação do curso no qual está matriculado e apresentar o requerimento de inscrição, o plano de atividades, o termo de compromisso do orientador e do estudante, além da justificativa de inscrição, onde apresentará sua trajetória escolar/profissional e a motivação de seu interesse de participação no Pibid do IFMS.

Bolsas - Para os estudantes da Licenciatura de Coxim, são ofertadas 20 bolsas. Já para os acadêmicos da Licenciatura em Computação de Jardim, são seis bolsas.

A seleção será feita em duas etapas. Na primeira, a comissão analisará a documentação entregue pelos estudantes. Na segunda, os candidatos passarão por uma entrevista. Os resultados preliminar e final estão previstos para os dias 26 e 29 de março, respectivamente.

As bolsas-auxílio são de R$ 250,00 cada, a serem pagas nos meses de abril, maio e junho. O pagamento é feito por meio dos recursos destinados à Assistência Estudantil do IFMS.

Os candidatos que não obtiverem classificação dentro do número de bolsas ofertadas, mas que cumprirem os requisitos do edital, poderão participar do Pibid do IFMS como voluntários, não recebendo bolsas pelas atividades desenvolvidas.

A carga horária para o desenvolvimento das atividades será de oito horas semanais, não podendo ser superior a quatro horas diárias.

Pibid - O Programa de Auxílios de Iniciação à Docência do IFMS é uma importante ação institucional do processo de ensino e aprendizagem que tem por objetivo incentivar o aperfeiçoamento da formação docente dos estudantes de licenciatura da instituição.

Entre os objetivos do Programa está o de contribuir para a articulação entre teoria e prática, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura do IFMS, e inserir os licenciandos no cotidiano de escolas, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar.

A ação também visa incentivar a permanência e a conclusão do curso de licenciatura e elevar a qualidade da formação inicial de professores, promovendo a integração entre educação superior e educação básica.