Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Oportunidades

Inscrições para mil vagas da graduação no IFMS começam na terça-feira

Período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi antecipado para 23 a 26 de janeiro. A oferta é de 16 cursos em dez municípios.

22 janeiro 2018 - 17h17Por IFMS

O Ministério da Educação (MEC) antecipou para terça-feira, 23, o início das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizado como forma de ingresso em instituições públicas de ensino superior. O prazo termina no dia 26 de janeiro.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece mil vagas em 16 opções de cursos gratuitos de graduação, entre superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas. As vagas são ofertadas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A partir deste ano, são seis novas opções de graduação: bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (Jardim), bacharelado em Engenharia Civil (Aquidauana), bacharelado em Engenharia de Controle e Automação (Três Lagoas), licenciatura em Computação (Jardim), Tecnologia em Jogos Digitais (Dourados) e Tecnologia em Redes de Computadores (Aquidauana).

Outra novidade é o início da oferta do bacharelado em Agronomia em Naviraí, já oferecido em Nova Andradina e Ponta Porã.

Mais informações estão disponíveis na página dos Cursos de Graduação.

Ações Afirmativas – Metade das vagas ofertadas é reservada aos cotistas, candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.

O IFMS também possui uma ação afirmativa de caráter local. Os candidatos inscritos na ampla concorrência poderão ter um bônus de 20% sobre a nota do Enem.

Nesse caso, o candidato deve residir e ser domiciliado na área de abrangência do campus onde concorre à vaga. Tanto a opção de cotista como de beneficiário do bônus local deve ser feita no ato da inscrição.

Inscrições – Para concorrer a uma vaga na graduação do IFMS, o interessado deverá se inscrever na Página do Sisu.

Podem participar aqueles que prestaram a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que obtiveram nota acima de zero na redação e em todas as áreas do conhecimento.

O resultado do Enem 2017 foi divulgado nessa quinta-feira, 18, e está disponível na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A divulgação da primeira chamada está prevista para o dia 29 de janeiro. Os selecionados deverão fazer a matrícula entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro.

Entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro, os candidatos não selecionados em nenhuma das opções da chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera na Página do Sisu.

Dados – A oferta de vagas em cursos de graduação do IFMS para o início deste ano é 33% maior em comparação a 2017, quando a instituição abriu 750 vagas.

Atualmente, são mais de 1.500 estudantes matriculados em cursos superiores no Instituto Federal, de acordo com o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

Indicadores do Inep, que avaliam a qualidade da educação superior no país, apontam o IFMS como a melhor graduação de Mato Grosso do Sul entre as instituições que se caracterizam pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. 

Vagas 

Campus Curso Vagas
Aquidauana Tecnologia em Sistemas para Internet 40
Tecnologia em Redes de Computadores 40
Bacharelado em Engenharia Civil 40
Campo Grande Tecnologia em Sistemas para Internet 40
Corumbá Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 80
Tecnologia em Processos Metalúrgicos 40
Coxim Tecnologia em Alimentos 40
Tecnologia em Sistemas para Internet 40
Bacharelado em Engenharia de Pesca 40
Licenciatura em Química 40
Dourados Tecnologia em Jogos Digitais 40
Jardim Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo 40
Licenciatura da Computação 40
Naviraí Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 40
Bacharelado em Agronomia 40
Nova Andradina Bacharelado em Agronomia 40
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 40
Tecnologia em Produção de Grãos 40
Ponta Porã Bacharelado em Agronomia 40
Tecnologia em Gestão do Agronegócio 40
Três Lagoas Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 40
Tecnologia em Automação Industrial 40
Tecnologia em Sistemas para Internet 40
Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação 40