Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Oportunidades

Senai está com matrículas abertas para cursos em Campo Grande e 10 cidades

Os interessados devem fazer as matrículas nas secretarias das unidades operacionais do Senai

22 maio 2017 - 15h18Por Redação

O Senai abriu o período de matrículas em 20 cursos técnicos de nível médio distribuídos pelas cidades de Aparecida do Taboado, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas. Ao todo são 2.645 vagas, sendo 1.845 vagas em 20 cursos presenciais nos períodos vespertino e noturno e 800 vagas para 6 cursos na modalidade EAD (Educação a Distância) com a vantagem de o aluno assistir às aulas pela Internet no momento em que preferir e cumprir apenas parte da carga horária obrigatória em aulas presenciais.

Os cursos oferecidos são os de técnico em açúcar e álcool, técnico em administração, técnico em alimentos, técnico em automação industrial, técnico em celulose e papel, técnico em edificações, técnico em eletroeletrônica, técnico em eletromecânica, técnico em eletrotécnica, técnico em logística, técnico em manutenção automotiva, técnico em manutenção e suporte em informática, técnico em mecânica, técnico em mecatrônica, técnico em mineração, técnico em modelagem do vestuário, técnico em química, técnico em refrigeração e climatização, técnico em segurança do trabalho e técnico em vestuário.

Todos eles são disponibilizados na modalidade presencial, enquanto apenas 6 deles são oferecidos na modalidade EAD, sendo eles os de técnico em alimentos, técnico em automação industrial, técnico em edificações, técnico em eletroeletrônica, técnico em manutenção e suporte em informática e técnico em segurança do trabalho.

Matrículas

Os interessados devem fazer as matrículas nas secretarias das unidades operacionais do Senai onde deseja realizar o curso até o próximo dia 17 de julho de 2017, sendo que a educação profissional técnica de nível médio é destinada a alunos matriculados ou egressos do Ensino Médio, que devem comprovar a escolaridade ou vínculo com instituição de ensino.

Conforme o edital de abertura das vagas, assinado pelo diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, as aulas presenciais terão início no 24 de julho de 2017, enquanto as aulas à distância terão início por meio da aula inaugural presencial obrigatória agendadas entre os dias 25 e 29 de julho, dependendo do curso.

Para se matricular, é necessário apresentar os seguintes documentos: uma foto 3x4 recente, certidão de nascimento ou casamento (original e cópia), carteira de identidade (original e cópia), CPF (original e cópia), título de eleitor (original e cópia), histórico escolar do Ensino Médio (original e cópia), comprovante de residência atualizado (caso não esteja no nome do candidato ou dos pais, o titular do documento deve emitir uma auto declaração), certificado de reservista, certificado de alistamento militar ou certificado de dispensa de incorporação (caso seja do sexo masculino e maior de 18 anos).

Cursos e vagas

Em Aparecida do Taboado são oferecidas 90 vagas nos cursos presenciais de técnico em eletrotécnica, técnico em mecânica e técnico em segurança do trabalho, todos com aulas no período noturno. Já em Campo Grande são 445 vagas em nove cursos presenciais, todos oferecidos nos períodos vespertino e noturno, sendo eles técnico em administração, técnico em automação industrial, técnico em eletrotécnica, técnico em logística, técnico em manutenção e suporte em informática, técnico em mecânica, técnico em modelagem do vestuário, técnico em refrigeração e climatização e técnico em edificações, sendo que este será oferecido nas dependências da Escola da Construção do Senai, megaestrutura que será inaugurada no dia 31 de maio.

Na modalidade EAD, são 100 vagas para os cursos técnicos em eletroeletrônica e manutenção e suporte em informática, com aulas presenciais aos sábados. Já em Corumbá são oferecidas 320 vagas nos cursos presenciais de técnico em edificações, técnico em eletromecânica, técnico em eletrotécnica, técnico em logística, técnico em mecânica, técnico em mecatrônica e técnico em mineração, nos períodos vespertino e noturno, enquanto na modalidade EAD são oferecidos os cursos de técnico em edificações e técnico em eletroeletrônica, com 50 vagas para cada um, com aulas presenciais aos sábados.

Em Dourados, são 335 vagas para nove cursos, sendo que os presenciais são os de técnico em alimentos, técnico em automação industrial, técnico em eletrotécnica, técnico em manutenção automotiva, técnico em mecânica, técnico em química, técnico em segurança do trabalho e técnico em vestuário, com aulas nos períodos vespertino e noturno. Quanto aos cursos a distância, são 50 vagas para cada uma das seguintes turmas: técnico em alimentos, técnico em automação industrial, técnico em edificações e técnico em segurança do trabalho, com aulas presenciais uma vez por semana.

Em Três Lagoas, são 275 vagas em sete cursos presenciais, sendo os de técnico em automação Industrial, técnico em celulose e papel, técnico em eletrotécnica, técnico em logística, técnico em mecânica, técnico em química e técnico em segurança do trabalho, com aulas à tarde e à noite, enquanto na modalidade EAD tem o curso de técnico em automação industrial, com 50 vagas e aulas presenciais aos sábados.

Mais cidades

Na cidade de Maracaju são 60 vagas para dois cursos presenciais: técnico em eletrotécnica e técnico em química, com 30 vagas em cada turma e aulas ministradas no período noturno; e 50 vagas para o curso EAD de técnico em manutenção e suporte de informática. Em Naviraí, foram disponibilizas 90 vagas distribuídas em três cursos presenciais: técnico em eletrotécnica, técnico em mecânica e técnico em química, com 30 vagas em cada turma e aulas no período noturno, e os cursos EAD de técnico em edificações e técnico em segurança do trabalho, com 50 vagas cada um. Em Nova Andradina, será oferecido o curso presencial de técnico em manutenção automotiva, com 35 vagas no período noturno.

A cidade de Rio Verde está com 90 vagas para três cursos presenciais: técnico em edificações, técnico em eletrotécnica e técnico em segurança do trabalho, sendo que cada turma tem 30 vagas e a aulas são ministradas no período noturno; e 100 vagas para os cursos EAD de técnico em automação industrial e técnico em manutenção e suporte de informática, com aulas presenciais aos sábados.

Já em Sidrolândia são dois cursos presenciais oferecidos com 70 vagas distribuídas entre eles e aulas no período noturno, tratando-se de técnico em eletroeletrônica (35 vagas) e técnico em edificações (35 vagas). Na cidade de Sonora são 115 vagas distribuídas em três cursos, sendo que os presenciais são os de técnico em açúcar e álcool (30 vagas) e técnico em automação industrial (35 vagas) com aulas no período noturno; enquanto o curso a distância é o de técnico em edificações, com 50 vagas e aulas presenciais aos sábados.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas unidades da instituição ou pelos telefones (67) 3565-8700 (Aparecida do Taboado), (67) 3312-9400 (Campo Grande), (67) 3234-2800 (Corumbá), (67) 3411-2600 (Dourados), (67) 3458-5400 (Maracaju), (67) 3409-3600 (Naviraí), (67) 3441-4912 (Nova Andradina), (67) 3272-5959 (Sidrolândia), (67) 3254-3613 (Sonora), (67) 3292-1747 (Rio Verde) e (67) 3509-5200 (Três Lago