Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Polícia

Cinco homens são resgatados de trabalho escravo em carvoaria de MS

Situação dos trabalhadores, segundo a polícia, é de 'desumanidade'

08 março 2018 - 19h16Por Thiago de Souza

Cinco pessoas foram resgatadas da Fazenda Campo Novo onde trabalhavam em regime análogo ao de escravidão, na região de Nova Alvorada do Sul. A operação da Polícia Civil e Militar Ambiental foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (8).

A denúncia partiu de dois trabalhadores que fugiram da fazenda, que pertence a um funcionário público estadual que mova em Nova Alvorada do Sul. A propriedade está arrendada para uma pessoa identificada como Vander Luiz Ferreira.

A Polícia Civil local diz que os funcionários atuavam sem registro em carteira, equipamentos de proteção, alojamento de alimentação. A situação apontada pela autoridade é de 'desumanidade'.

Conforme o Alvorada Informa, no ambiente encontrado pela equipe responsável pela operação havia barracos de lona e camas improvisadas. Os trabalhadores cozinhavam em fogões à lenha, com água que não sabiam de onde vinha e que ficava dentro de tambores.

A comida, diz a denúncia, estava em falta. Eles tomavam banho em um córrego próximo , ao lado dos fornos, e faziam as necessidades no mato. Trabalhavam todos os dias da semana, sem folgas.