A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Polícia

25/09/2017 09:31

A+ A-

Detentos aproveitam paralisação de agentes e tentam fugir da máxima

Eles serraram as grades da cela, cortaram alambrados, mas foram flagrados pelas câmeras de segurança

Pelo menos quatro detentos tentaram fugir do Presídio de Segurança Máxima na tarde deste domingo (24), em Campo Grande. Eles aproveitaram a paralisação de 24h dos agentes penitenciários e serraram as grades da cela, cortaram alambrados, mas foram flagrados pelas câmeras de segurança.

Os internos foram identificados como Olivio Gabriel Silva, 31, José Luiz Alencar Domingos,22, Marcelo Lima Gomes,33, e Thierry Fernando Paim de Castro de 20 anos. Segundo informações da polícia, os detentos estavam na cela 116 do Pavilhão I 'B'.

Conforme o boletim de ocorrência, o interno Thierry deveria estar custodiado na cela 115 do mesmo pavilhão, porém, trocou de cela com o interno Alysson Ferreira dos Santos Sanches para assim tentar fugir da penitenciária.

Ainda segundo o registro policial, os internos também chegaram a confeccionar uma corda artesanal, conhecida como 'tereza'  para escalar a muralha do presídio, mas foram barrados. Eles não precisaram ser encaminhados para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), pois já teriam sido isolados em cela disciplinar para as providências administrativas, ficando à disposição para procedimentos da autoridade policial.

Olivio, Thierry e José Luiz apresentam escoriações pelo corpo, provavelmente, lesões provenientes da passagem pelas grades e alambrados que foram serrados e cortados para possibilitar a fuga.

Paralisação dos agentes

Os servidores penitenciários paralisaram suas atividades nas 54 unidades prisionais de Mato Grosso do Sul neste domingo.  A mobilização tem o intuito de chamar a atenção do governo em relação a falta de infraestrutura, para garantir a segurança dos agentes e detentos  que cumprem pena nos presídios.

Mato Grosso do Sul tem apenas 1.600 servidores e destes, somente 900 fazem a custódia dos cerca de 16 mil detentos. “Estamos trabalhando acima do limite. Todos os dias temos um pouco mais de 200 agentes para cuidar de uma massa carcerária que é considerada a maior do país por habitante.  O que dá uma média de 200 ressocialização para cada servidor. Enfrentamos 5 envenenamentos, 2 atentados e são 7 pessoas marcadas para morrer. Sem falar nos atentados em Coxim e Naviraí”, ressalta o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários, André Luiz Santiago.

Clima tenso

A mobilização dos agentes penitenciários deixou o clima tenso em presídios do Estado. Ontem, segundo o sindicato da categoria, presos de Rio Brilhante e do Presídio Estadual de Dourados, iniciaram motins quebrando celas e portas dos locais.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias