PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Polícia

15/05/2018 11:12

A+ A-

Em MS, PF prende dois ligados a esquema que envolve tráfico de drogas e doleiros

Na trama havia pessoas cuja missão comprar dinheiro para legalizá-lo; importâncias iam para políticos corruptos

Policiais federais que agem na Efeito Dominó, operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta terça-feira (15) em seis estados e o Distrito Federal, confiscaram dinheiro, documentos e arma de envolvidos em crimes de lavagem de dinheiro, contra Sistema Financeiro Nacional, organização criminosa e associação para o tráfico internacional de entorpecentes.

Aqui em Campo Grande, foi presa uma pessoa identificada Hamilton Brandão de Lima, no Set Village, suntuoso condomínio, na Vila Nasser, uma quantia em dinheiro apreendida em Dourados e um mandado de busca e apreensão também foi cumprido em Amambai, cidade sul-mato-grossense, na fronteira com o Paraguai. Ainda em Dourados, Pedro Araújo Mendes Lima foi preso temporariamente. Os dois detidos, filho e pai, teriam ligação com um esquema que envolve tráfico de drogas e doleiros. A PF, em Curitiba (PR), informou ter desmantelado o que chamou de "núcleo duro" da trama. 

De acordo com a PF, “foi possível identificar uma complexa e organizada estrutura destinada à lavagem de recursos provenientes do tráfico internacional de entorpecentes”.

Havia, segundo a PF, uma trama que envolvera doleiros e compradores de dinheiro. A importância que circulava entre os implicados no caso pagava propina a políticos implicados na Lava Jato, a maior operação da história da PF que desmantelou esquema de lavagem de dinheiro e corrupção no país.

Na operação desta terça-feira foi preso Carlos Alexandre de Souza Rocha, conhecido como Ceará, delator da Lava Jato. Ele disse em depoimento em 2014 ter entregado R$ 300 mil ao ex-presidente da República, hoje senador Fernando Collor de Melo, que nega o repasse. O Ministério Público Federal não sabia que Ceará era envolvido com o tráfico de droga. E ele estava solto somente por colaborar com a investigação acerca da Lava Jato.

Ceará tinha negócios com Luiz Carlos da Rocha, o Cabeça Branca, tido pela PF como um dos maiores traficantes da América do Sul, preso em maio do ano passado em Sorriso, cidade de Mato Grosso.

Durante a coletiva de imprensa que tratou do caso, na superintendência da PF, em Curitiba, há pelo menos 200 pessoas que ainda serão investigadas por envolvimento com doleiros.

A operação Efeito Dominó, que cerco em curso durante toda a terça-feira é deflagrada nas seguintes regiões:

Mandados:
RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro/RJ
04 mandados de busca e apreensão e 01 mandado de prisão temporária
Maricá/RJ
01 mandado de busca e apreensão

PARAÍBA
João Pessoa/PB
01 mandado de busca e apreensão e 01 mandado de prisão preventiva
Cabedelo/PB
01 mandado de busca e apreensão

PERNAMBUCO
Recife/PE
03 mandados de busca e apreensão e 02 mandados de prisão preventiva

CEARÁ
Fortaleza/CE
01 mandado de busca e apreensão e 01 mandado de prisão temporária

DISTRITO FEDERAL
Brasília /DF
02 mandados de busca e apreensão e 01 mandado de prisão preventiva

MATO GROSSO DO SUL
Campo Grande/MS
01 mandado de busca e apreensão e 01 mandado de prisão preventiva
Amambai/MS
01 mandado de busca e apreensão
Dourados/MS
01 mandado de busca e apreensão e 01 mandado de prisão temporária

SÃO PAULO
São Paulo/SP
02 mandados de busca e apreensão

A assessoria de imprensa da PF, informou que a denominação “EFEITO DOMINÓ” é uma alusão ao fato de existir um efeito em cascata no tráfico internacional de entorpecentes pois, por se tratar de crime que visa lucro, o dinheiro ilícito amealhado, especialmente no vultoso volume identificado nesta operação, necessita de forte estrutura de lavagem de dinheiro, consistente na movimentação de recursos em espécie no país com a intervenção de operadores financeiros (“doleiros”).

A referência também se baseia na identificação dos procedimentos sobrepostos de lavagem de dinheiro identificados, sempre com o objetivo de ocultar a origem e o real beneficiário dos recursos provenientes do tráfico internacional de drogas.

 

Matéria editada às 17h18 para acréscimo de informações

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024