Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Polícia

Operação Oiketicus: Gaeco volta às ruas em investigação contra Máfia dos Cigarros

A operação mira policiais militares acusados de receber propina para facilitar contrabando

23 maio 2018 - 07h41Por Dany Nascimento

Policiais do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) voltaram às ruas na manhã desta quarta-feira (23) e dão continuidade na Operação Oiketicus, que mira policiais militares envolvidos na Máfia do Cigarro.  Na última semana, a operação prendeu 20 suspeitos de facilitar o contrabando em Mato Grosso do Sul.

Os 20 policiais são investigados por terem liberado cigarreiros diante do pagamento de propinas, que variavam de acordo com a carga. Os valores levantados pela operação apontam que os militares recebiam de R$ 2 mil a R$ 100 mensais para liberar as cargas.

As investigações foram iniciadas pelo Gaeco em abril de 2017, através de interceptações telefônicas.

Operação

O nome Oiketikus escolhido para a operação  é de um inseto conhecido popularmente como “bicho cigarreiro”. Ela foi deflagrada no  dia 18 de maio, em 14 cidades do Estado.

No total, 21 policiais foram presos acusados de participação. Todos foram encaminhados para celas do Presídio Militar Estadual. O Gaeco também realizou uma força-tarefa, que recebeu o nome de “tropa de elite” e cumpriu 45 mandados de busca e apreensão.