Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Polícia

Operação flagra furto de energia em lojas da rede de lanches em Campo Grande

Energisa diz que, em uma das unidades, 80% da luz consumida não foi registrada

17 outubro 2017 - 15h52Por Thiago de Souza e Kerolyn Araújo

Operação da Energisa flagrou irregularidades em medidores de energia, em pelo menos quatro unidades de uma rede de lanches em Campo Grande, fiscalizadas até esta terça-feira (17). Em uma das lojas, 80% da luz consumida não era registrada, e portanto paga.

Um supervisor técnico da empresa, que não será identificado, contou que se a loja, da Avenida Capibaribe, tivesse consumo normal medido, seria registrado uso de 10 mil Kwh. No entanto, o medidor apontava consumo de apenas 2 mil Kwh.

Neste caso, conforme a concessionária, primeiro era feita a adulteração no lacre do medidor e depois na engrenagem do equipamento.

Na lanchonete da Costa e Silva foi registrada adulteração no lacre. Nas demais lojas houve queima do circuito eletrônico do registro.

O procedimento, diz a Energisa, é instalar um medidor novo. As lojas não serão lacradas, nem multadas, mas a empresa vai cobrar nas próximas faturas os valores não registrados. A referência para a cobrança será os primeiros meses de consumo, quando supõe-se que não houve fraude.

Das quatro lojas fiscalizadas, três delas,  da Avenida Costa e Silva, em frente a UFMS, a que fica em frente ao Hospital Universitário e a da Avenida Capibaribe pertencem ao mesmo dono. Até o momento, o proprietário das lojas não se pronunciou.

Em casos assim, a Energisa confecciona boletins de ocorrência relacionadas às irregularidades e recolhe os lacres adulterados, que devem  ser levados para perícia.