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Polícia

18/08/2017 14:16

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Operação identifica esquema de fraude de energia elétrica em sete empresas na Capital

O furto de energia, mais conhecido como 'gato', é crime e gera impacto nas tarifas de clientes regulares

A operação deflagrada nesta sexta-feira (18) pela Energisa constatou irregularidade envolvendo o consumo de energia em pelo menos clientes 7 da Capital. Técnicos da distribuidora percorreram 12 estabelecimentos comerciais da área central de Campo Grande a fim de periciar as unidades consumidoras suspeitas de fraude. Desde o início do ano até agora foram realizadas 14 operações de combate ao furto de energia.
 
As inspeções são realizadas com base em informações do sistema inteligente de combate a perdas da companhia que monitora constantemente o comportamento de consumo dos clientes.

Ao constatar alguma mudança neste comportamento o sistema direciona equipes de fiscalização de campo para identificarem as possíveis causas como, por exemplo, desvios ou irregularidades.
 
Somente este mês foram autuados mais de 2 mil clientes em todo o estado. Esses clientes foram regularizados e serão notificados ou indiciados conforme a complexidade do furto.
 
O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande. A operação envolveu 85 técnicos da concessionária de energia distribuídos em 25 equipes, além de 3 delegados e 6 peritos da Polícia Civil.
 
O furto de energia, mais conhecido como “gato”, é crime e gera impacto nas tarifas de clientes regulares. A pena para quem comete a fraude varia de 2 a 8 anos e para quem é beneficiado pela fraude, de 1 a 4 anos. Além disso, as ligações clandestinas oferecem riscos à população, sobrecarregam e comprometem a confiabilidade da rede de distribuição de energia.
 
Para denúncias, o cliente deve sempre entrar em contato com a Energisa pelo 0800 722 7272.

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