TJMS MARÇO 2024
Menu
terça, 19 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024
Polícia

Para evitar rebeliões, Mato Grosso do Sul reforça número de agentes em presídios

A Agepen confirma o aumento no efetivo, mas evita publicar detalhes por motivos de segurança

16 janeiro 2017 - 15h15Por Dany Nascimento

Na tentativa de evitar possíveis massacres dentro dos presídios de Mato Grosso do Sul, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) reforçou o número de agentes penitenciários e de policiais militares atuando em todas as unidades.

De acordo com a assessoria de imprensa da Agepen, agentes recebem hora extra para atuar nos dias de folga, reforçando o efetivo, mas o número total de agentes responsáveis pelos 15.350 presos de Mato Grosso do Sul não pode ser divulgado, por motivos de segurança.

Além disso, a Agepen destaca que os presídios contam ainda com o reforço de 438 estagiários, que se dividem nas áreas de segurança, administrativo/finança e perícia, colaborando com a segurança nos presídios.

Após  o massacre que culminou na morte de 56 presos no Amazonas e de 31 presos em Roraima, demonstrando a falência do sistema prisional, a polícia chegou a conclusão que a ordem para o assassinato dos presos teria saído de Campo Grande e diante disso, o Estado decidiu reforçar a segurança nos presídios.  

O domingo (15) de visita foi tranquilo no Estado, com mais de 300 visitas. Na semana passada, um detento foi encontrado morto na penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande  e outro foi encontrado morto no Presídio de Segurança Máxima em Naviraí.

A mais recente rebelião em presídio aconteceu na região metropolitana de Natal (RN). Motim começou às 17h do último sábado (14) e durou 14 horas, com diversas mortes confirmadas.