banner sebrae
pmcg tjms
(67) 99826-0686
word wine - almoco japones 2

Depois de reforma, Assembleia Legislativa aprova auditoria para apurar déficit no MSPrev

Tribunal de Contas será o responsável pelo levantamento

5 DEZ 2017
Airton Raes
13h08min
Foto: Victor Chileno

A Assembleia Legislativa e Mato Grosso do Sul aprovou, nesta terça-feira (5), requerimento solicitando auditoria nas contas e aposentadorias no Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Mato Grosso do Sul (MSPrev), quanto ao período de 2001 a 2017.

O pedido agora segue para o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, que irá ser o encarregado pela investigação, podendo utilizar técnicos do próprio órgão ou contratar empresa particular especializada em auditoria para realizar o levantamento no período estipulado.

O pedido de auditoria é feito após os parlamentares de oposição tentarem instalar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o déficit atual do MS Prev. A medida ocorre após a aprovação pela Assembleia Legislativa da reforma da previdência proposta pelo Poder Executivo.

O requerimento de autoria do deputado Pedro Kemp (PT) também teve assinatura dos deputados João Grandão (PT), Amarildo Cruz (PT), Cabo Almi (PT), Zé Teixeira (DEM) e Junior Mochi (PMDB).

O objetivo da auditoria é avaliar se há déficit na previdência e qual seu real valor. Também, em se havendo déficit, quais os fatores originários, eventuais responsabilidades e as possibilidades de correção. “Este requerimento tem como objetivo investigar a origem e o real déficit da Previdência dos Servidores Estaduais de Mato Grosso do Sul, por ser de relevante interesse para a vida pública e a ordem constitucional, legal, econômica e social do Estado”, destaca o autor. 

Veja também