A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

20/03/2018 11:34

A+ A-

Após deputados, prefeito de Campo Grande tem WhatsApp clonado

Golpistas estariam utilizando conta do prefeito no aplicativo para solicitar depósitos bancários

Após o deputado federal Geraldo Resende (PSDB) e o ministro Carlos Marun (MDB), foi a vez do prefeito Marquinhos Trad (PSD) cair nas mãos de criminosos virtuais e ter o WhatsApp clonado. O aviso foi publicado pelo próprio prefeito nas redes sociais, alertando para que eleitores não realizem depósitos em nome dele.

“Pessoal, quero deixar aqui um alerta! Fui vítima de uma clonagem no WhatsApp e está circulando uma falsa mensagem, utilizando minha conta no aplicativo, solicitando depósitos bancários. Por favor, fiquem atentos e desconsiderem essas falsas mensagens. Já estamos tomando as medidas legais para identificar os responsáveis”, informou.

O golpe começou a ficar comum a partir de 2016 e, de acordo com levantamento feito pelo Uol, pelo menos 20 políticos brasileiros estão na lista de vítimas, de várias matizes partidárias. Em Mato Grosso do Sul, Marun teve o aplicativo clonado no ano passado, quando ainda era deputado. "Fui vítima da clonagem e fiquei sem acesso ao meu WhatsApp por mais de seis meses", afirma.

"Além do contratempo de ficar sem uma das principais ferramentas de comunicação que utilizamos hoje em dia e de ter sido vítima de um golpe, fica também uma sensação de violação da intimidade e da privacidade. Agora, quem é que me garante que meu aplicativo não é bisbilhotado por aí?", chegou a questionar o ministro em entrevista ao Uol.

Marun reclamou que teve dificuldades para resolver o problema junto à operadora, que demorou a dar um retorno, e que registrou uma denúncia na Polícia Federal, mas não teve mais notícias sobre o caso desde então. "Parece que a coisa ficou meio parada por lá", disparou.

Vírus

Segundo a Psafe, os brasileiros clicam, em média, em oito links maliciosos a cada segundo. No último trimestre do ano passado, foram mais de 66 milhões de ataques virtuais registrados no Brasil. No entanto, golpes mais elaborados como os citados costumam ser direcionados a vítimas específicas, e todo o conteúdo do celular pode estar ameaçado.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024