Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Política

Após morte de Ruiter, Marcelo Iunes é empossado prefeito de Corumbá

Cerimônia foi realizada obedecendo determinação da lei orgânica do município

01 novembro 2017 - 10h40Por Diana Christie

Marcelo Aguilar Iunes (PTB), 46 anos, foi empossado prefeito de Corumbá na manhã desta quarta-feira (1º), segundo o site local Diário Corumbaense. O ato solene ocorreu na Câmara Municipal, conforme determinação da Lei Orgânica do Município e do regimento interno da Casa de Leis, que determina a convocação imediata do vice-prefeito em caso de vacância do cargo.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Evander Vendramini, a Procuradoria do Município encaminhou um documento comunicando a morte do prefeito Ruiter Cunha e o atestado de óbito. Para que o município não fique sem comando e até mesmo para que Iunes possa decretar luto oficial na cidade, a cerimônia era necessária.

“Convivi com Ruiter e aprendi a admirá-lo pela pessoa que foi, pelo grande gestor que foi, um filho da terra que se formou profissionalmente lá fora, voltou e conquistou a confiança da população por três mandatos. Estamos consternados e muito tristes. Perdemos um grande líder que deixa um legado, mas também uma pessoa do bem, que era filho, marido, irmão e pai de família", destacou Evander ao site Diário Corumbaense.

Marcelo Iunes fez o juramento e, em seguida, foi empossado prefeito de Corumbá. "Quero aqui dizer que o que podia ser o dia mais feliz da minha vida, pois tenho um projeto político, infelizmente é um dia muito triste. Ruiter foi um guerreiro, lutou pela vida, mas infelizmente não conseguiu. Meu coração sabe que Ruiter vai continuar junto conosco, olhando pelo nosso mandato, porque nós conseguimos juntos esse mandato, pelo voto do povo. Peço a esta Casa que seja parceira de nossa administração para que possamos dar continuidade ao trabalho do Ruiter", declarou Iunes.

Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Agora prefeito, Marcelo Iunes é farmacêutico de formação e já foi vereador por três mandatos, sendo presidente da Câmara no período de 2013 a 2014.

Velório

Ruiter Cunha de Oliveira vai ser velado no salão social do Corumbaense Futebol Clube, na avenida General Rondon, na Cidade Branca. O sepultamento será no jazigo da família, no cemitério Santa Cruz, em horário e data que ainda serão confirmados.

Segundo a assessoria da prefeitura, Ruiter faleceu às 0h28 desta quarta feira, em Campo Grande. Aos 53 anos, ele foi submetido a uma cirurgia cardíaca de emergência por causa de uma dissecção aguda da aorta, mas não resistiu no pós-operatório e veio a óbito seis horas depois.

Conforme informações médicas, Ruiter sofreu várias paradas cardíacas após a cirurgia, o coração não voltou a bombear o sangue como deveria e a pressão arterial estava oscilante. O organismo não respondeu à operação, nem à medicação. Ruiter estava no primeiro ano de sua terceira gestão como prefeito do município de Corumbá. Deixou esposa e dois filhos.