A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

12/07/2017 16:43

A+ A-

Após recesso, ministro da Justiça vem a MS mediar conflito entre índios e fazendeiros

Pedido foi do senador Pedro Chaves (PSC)

O ministro da Justiça, Torquato Jardim deve vir a Mato Grosso do Sul, para mediar conflito por terras entre indígenas e produtores rurais. O pedido da visita foi do senador Pedro Chaves (PSC) e a visita deve ocorrer em agosto, logo após o recesso parlamentar.

''O governo tem interesse em solucionar definitivamente disputas como as que envolvem a expansão da Aldeia Buriti, nos municípios de Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia, que se arrasta há vários anos e já provocaram, inclusive, mortes. A proposta é de que o ministro da Justiça vá até o local, converse com índios e produtores, e encaminhe uma solução de curto prazo para a compra das fazendas do entorno da aldeia, indenizando os produtores por um preço justo e concedendo aos índios as áreas que eles reivindicam”, garantiu o senador, depois de sair da audiência com Torquato Jardim nesta quarta-feira (12), em Brasília.

No encontro, que contou também com a presença do novo presidente da Funai, general  Flanklimberg Ribeiro de Freitas,  Pedro Chaves relatou  que vem tendo encontros frequentes com diversos caciques de diferentes tribos e que inclusive viu de perto a realidade da Aldeia Buriti, numa visita ao local em junho. O parlamentar assumiu com as lideranças indígenas o compromisso de intermediar um acordo em Brasília.

O senador ouviu do presidente da Funai a informação de que estão sendo levantadas todas as situações de conflito envolvendo a demarcação de novos territórios indígenas no país e que Mato Grosso do Sul é prioridade.

 

 

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024