A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

09/01/2018 15:50

A+ A-

Após TRF-2 negar recurso, Temer quer que ministra do Trabalho desista do cargo, diz colunista

Presidente da República, a ministra e o presidente do PTB se reuniram em Brasília

O presidente Michel Temer (PMDB) se reuniu com a deputada Cristiane Brasil, na tarde desta terça-feira (9) na tentativa de convencer a ministra nomeada do Trabalho a desistir do cargo. O motivo teria sido a negativa do recurso do Governo apresentada ao TRF-2 para tentar garantir a posse da parlamentar.

Pai de Cristiane Brasil, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson (RJ), também participou da audiência, que teve ainda a presença do líder da legenda na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO). As informações foram apuradas pela TV Globo em Brasília.

A ação popular que levou à suspensão da posse foi movida após a revelação de que a deputada do PTB foi condenada a pagar R$ 60 mil por dívidas trabalhistas com dois ex-motoristas. A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da decisão junto ao TRF-2, mas o desembargador Guilherme Couto de Castro negou o recurso na tarde desta terça.

Temer não quer tomar sozinho a decisão de cancelar a nomeação de Cristiane Brasil para não ampliar o mal-estar com o PTB gerado na ocasião em que o ex-presidente José Sarney (PMDB) barrou a indicação do deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) para o primeiro escalão.

Diante do veto de Sarney, Cristiane foi indicada pelo PTB na semana passada para assumir a vaga no Ministério do Trabalho aberta com o pedido de demissão do ex-ministro Ronaldo Nogueira (PTB-RS).

A nomeação da deputada do Rio de Janeiro foi publicada na edição da última quinta (4) do "Diário Oficial da União". Apesar de a Justiça Federal do Rio ter suspendido a posse de Cristiane Brasil como ministra do Trabalho, convidados para a cerimônia compareceram ao Palácio do Planalto na tarde desta terça.

De acordo com a colunista do G1 Andréia Sadi, Temer pediu que seus assessores desmobilizassem a posse de Cristiane Brasil no Planalto, marcada para as 15h. Um dos salões do palácio já estava montado à espera dos convidados e das autoridades.
'Decisão será reparada'

Mesmo com a movimentação de Temer, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, responsável pela articulação política do Planalto, afirmou que o governo não está em busca de outro nome para assumir o Ministério do Trabalho. O tom do ministro demonstra a preocupação do Planalto de não melindrar o PTB, partido aliado que tem 16 deputados na Câmara.

Ao G1, Marun disse que a decisão da Justiça de suspender a posse de Cristiane Brasil é “questionável” e declarou ter “certeza” de que a medida será revista.

“Vamos aguardar. A posse está suspensa até que haja uma manifestação da Justiça que retire esse impedimento, que nós consideramos, a princípio, altamente questionável”, disse o ministro.

“Nós entendemos que, em relação a uma nomeação feita pelo presidente da República, deveria haver mais cautela [da Justiça], mas vamos aguardar a manifestação judicial. Não vamos procurar outro nome. Tenho certeza de que isso será reparado. Não sabemos de que forma, mas temos a convicção de que vai ser reparado”, completou Marun.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024