Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Política

'Bancada da Família' vai à delegacia e registra queixa contra artista por obras em exposição

Eles acusam a artista mineira de incentivo à pedofilia e exposição de crianças a imagens pornográficas em MS

14 setembro 2017 - 16h58Por Thiago de Souza

Deputados estaduais da chamada 'bancada da família' foram até a delegacia da Criança e do Adolescente registrar queixa contra incentivo à pedofilia, supostamente retratados em obras no Museu de Arte Contemporânea, em Campo Grande.  Os parlamentares dizem que a exposição ofende a moral e os bons costumes da população sul-mato-grossense.

A exposição Cadafalso, da artista mineira Alessandra Cunha, despertou críticas dos deputados Paulo Siufi (PMDB), Herculano Borges (SD) e Coronel David (PSC). Os três foram juntos à delegacia e registraram queixa contra determinadas obras expostas.

''Agressiva a moral e aos bons costumes e induz à pedofilia'', relatou em vídeo o deputado Coronel David.O grupo de parlamentares pegou carona na polêmica exposição do Santander Cultural, em Porto Alegre, que foi criticada por supostamente ter imagens de pedofilia e zoofilia, e cancelada após protesto de internautas. O termo 'carona' se aplica, pois os trabalhos de Alessandra já estavam expostos desde julho deste ano.

(Uma das telas da artista que critica o machismo - Foto: Reprodução)

Ao lado dele, Herculano Borges acrescenta que a queixa é por conta da exposição trazer conteúdo impróprio a crianças e adolescentes. ''Tem gravuras de masturbação e órgãos genitais masculinos, em um local aberto e sem restrição de entrada'', falou o parlamentar.  

Siufi  justifica que os parlamentares não são contra a arte. ''O que não podemos é fazer apologia à lascívia, até em respeito às crianças e adolescentes de Mato Grosso do Sul'', disse na gravação.

O peemedebista acrescenta dizendo que os deputados querem apenas a ordem, o apoio à família e a preservação dos direitos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

''Que seja então restrito a menores de idade'', finalizou Siufi.

(Deputados dizem que obras tem imagens impróprias a menores de idade -Foto: Reprodução)

Artista

Alessandra Cunha, que usa o nome artístico de Ropre, disse que conheceu o Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande em 2014 e realizou a primeira exposição naquele ano. Após ter dois projetos reprovados, a artista retornou este ano com a exposição Cadafalso.

Ropre celebrou em sua rede social a qualidade do museu e a quantidade de visitantes no local, na ocasião do lançamento. Os trabalhos da artista ficam em exposição até o dia 17 de setembro.  

O delegado titular da DPCA, Paulo Sérgio Lauretto, não atendeu as nossas ligações para saber se a queixa terá andamento.

A diretora do Marco, Lucia Monte Serrat Bueno, estava em reunião. 

Veja o vídeo da saída dos deputados da delegacia: