A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

09/01/2019 16:23

A+ A-

Depois de campanha de combate à dengue, vereador faz alerta para infestação de escorpiões

De janeiro até novembro deste ano, foram contabilizados 537 incidentes envolvendo escorpiões em Campo Grande

De janeiro até novembro deste ano, foram contabilizados 537 incidentes envolvendo escorpiões em Campo Grande. O mês de dezembro ainda não foi contabilizado. Esses dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que estima que, em média, 48 casos são atendidos por mês.

O levantamento é originado por notificações realizadas em UPAs, UBSFs. “Nos estamos andando pelos bairros da Capital e verificamos muitas reclamações sobre incidentes com escorpiões do bairro Buriti até o Carandá Bosque temos informações de pessoas que foram picados pelo aracnídeo. Esse tempo chuvoso e quente propicia a proliferação desse animal”, explica o vereador veterinário Francisco(PSB)   

O parlamentar, que esteve visitando terrenos baldios contra a proliferação do mosquito da dengue, conta que o número vítimas de picadas de escorpiões aumento entre o período de 2000 a 2016 foi de 12.552 para 91.485 no país, segundo levantamento do Ministério da Saúde. As espécies com maior índice de ataque são do escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) e escorpião-do-nordeste (Tityus stigmurus).

Com mais de 35 anos de profissão, o vereador veterinário Francisco explica que existe 10 mandamentos para prevenir a proliferação de escorpiões: Evite acumular lixo e entulho perto de casa; Tape as frestas e buracos das paredes; Sacuda sapatos e roupas antes de usá-los; Não guarde objetos embaixo das camas; Afaste as camas das paredes; Manuseie com cuidado telhas e tijolos acumulados; Atenção ao pegar lenhas ou quando estiver capinando; Use botas quando estiver trabalhando pisando em folhas, capim seco e úmido; Cuidado ao trabalhar com carregamentos de lenha, madeira tijolos e telhas; Preserve os sapos: eles são predadores naturais dos escorpiões.

O veterinário lembra ainda que manter a casa limpa e livre de lixo, tapar os buracos e frestas das paredes, janelas, portas e rodapés e também verificar o telhado, pois por ser úmido e quente é um local propicio para encontrar o escorpião. Ele lembra ainda que é bom sacudir as roupas, sapatos e toalhas de banho antes de usá-los.

Os escorpiões se alimentam de aranhas e insetos (baratas, grilos, cupins entre outros). Para caçá-los, eles se utilizam das grandes pinças e do veneno que trazem na ponta da cauda. Os inimigos naturais do escorpião são os sapos e galinhas. Esses animais comem os escorpiões e contribuem para a prevenção de acidentes.

A Sesau alerta que em situação de aparição do bicho, o morador deve entrar em contato com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para receber as orientações e, se for o caso, agendar visita. O número do serviço é (67) 3313-5026 (horário comercial) ou no (67)3313-5000 e (67)3314-9955.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024