A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Política

19/06/2018 12:37

A+ A-

Deputado participa da apresentação do Currículo Único Escolar de MS para Ministro da Educação

O evento foi realizado no Hotel Chácara do Lago, em Campo Grande com a presença do ministro de educação

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Rinaldo Modesto (PSDB), participou da entrega do Currículo Único Escolar de Mato Grosso do Sul, que começou a ser elaborado em dezembro de 2017 e contribuirá para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento foi realizado no Hotel Chácara do Lago, em Campo Grande.

O Estado foi o primeiro a apresentar um Regime de Colaboração entre estados e municípios para a construção de um currículo para contemplar os estudantes sul-mato-grossenses, sem distinção entre as redes de ensino municipais, estadual ou privada. O ministro de Educação, Rossieli Soares da Silva participou do evento e recebeu o Currículo de MS do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB).

“Existe um certo transtorno para o aluno quando ele é transferido de uma escola para outra, em relação às diferenças existentes entre as grades curriculares. Essa unificação permite que a nossa educação possa realmente ser de forma simétrica, ajudando o professor, a escola e os alunos, pois terão condições de ter um aprendizado sem dificuldades. Mato Grosso do Sul é o protagonista desta matéria e isso é um motivo de alegria para todos nós que trabalhamos na área de educação. Mais uma vez o Estado sai na frente, inclusive elegendo a professora Maria Cecília Amendola da Motta a presidente nacional do Conselho de Secretariados, prova inequívoca que estamos caminhando com muita tranquilidade e a passos firmes”, disse Rinaldo.

 A secretária de Estado de Educação (SED), Maria Cecília Amendola da Motta, destacou que as parcerias foram fundamentais para a entrega da primeira versão do documento. “A União, os estados e os municípios juntos elaboraram este importante documento do Estado, o primeiro do Brasil. O diferencial desta versão que está sendo entregue à comunidade foi a equipe de redatores que somou esforços contínuos, analisando os currículos já existentes, comparando com a nova base curricular nacional e modificando o que era necessário, em apenas dois meses”.

 Para o ministro de Educação, Rossieli Soares da Silva, o Estado está na liderança para ajudar a fomentar a educação brasileira. “Mato Grosso do Sul assumiu o protagonismo sem precisar de nenhum empurrão, com o regime de colaboração já acontecendo. Isto ajuda a impulsionar o País, já que a educação é fundamental para o desenvolvimento de uma nação”.

O governador Reinaldo Azambuja disse que o debate com todos é necessário para a elaboração do documento final. “É extraordinário quando colocamos todos discutindo um assunto para contemplar a educação, o setor educacional está envolvido, o Estado, municípios, a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems). A versão de hoje é a primeira”.

Elaboração 

 A partir da BNCC, o Currículo de MS foi construído com ampla participação, contemplando o uso de tecnologia, busca de conhecimento e especificidades do Estado. O projeto para a elaboração do Currículo de Mato Grosso do Sul teve 12 coordenadores regionais, 22 redatores, contou com a participação da Fetems e a adesão dos 79 municípios.

Reformas

 Também nesta segunda-feira, o deputado participou da entrega da reforma das Escolas Estaduais Waldemir de Barros da Silva, bairro Moreninhas; Prof. Severino Ramos de Queiroz, Vila Rosa e; Amélio de Carvalho Baís, Coopatrabalho. As escolas participam do projeto Escola da Autoria, programa de fomento da implantação da Escola em Tempo Integral do Ensino Médio. A verba para execução dos serviços vem do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida do Governo do Estado, totalizando R$ 1,5 milhão de investimentos. Para atender os estudantes em tempo integral, as escolas estaduais passaram por adequações de espaços como refeitório, reformas nos banheiros com instalação chuveiros e melhorias gerais.

Premiada 

A Escola Estadual Waldemir Barros da Silva está entre as cinco melhores escolas do Brasil e é a primeira do Centro-Oeste, apontada por duas vezes (2011 e 2017) no Prêmio Gestão, que contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública do País. Em 2017, a unidade concorreu com mais de quatro mil instituições.

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias