Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Política

Fábio vota a favor de intervenção no RJ, mas alerta que medida pode ser de alto risco para cariocas

Para deputado, se o Governo Federal falhar, pode entregar o Rio para criminalidade

18 fevereiro 2018 - 14h54Por Rodson Willyams
Fábio vota a favor de intervenção no RJ, mas alerta que medida pode ser de alto risco para cariocas

O deputado federal Fábio Trad (PSD/MS) revelou, por meio das redes sociais neste domingo (18), qual será o seu voto no caso do decreto de intervenção no Rio de Janeiro, que será apresentado e votado na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (19), em Brasília (DF).  Para Trad, medida pode ser arriscada para cariocas e se o Governo Federal falhar pode entregar de vez, o Rio de Janeiro para criminalidade. Mesmo assim, seu voto é favorável à medida.

"Farei alianhavando as razões técnicas que me levam a pensar assim: primeiro, o Governo do Rio de Janeiro reconheceu a sua incompetência de enfrentar a criminalidade. Segundo, o número de mortes de policiais em serviço ou não no Rio de Janeiro, mostra que a criminalidade naquele estado elegeu o Estado como inimigo a ser abatido", explica.

E afirma, "é importante destacar que a criminalidade no Rio de Janeiro, de certa forma, despreza e ignora o poder de eficácia de repressão da polícia, porque os conflitos lá, são entre as próprias facções e quando elas não estão em conflito, entram contra elas, as milícias, que são uma espécie de polícia justiceira criminosa que atua paralelamente juntamente ao estado".

Para Trad, o decreto também não pode servir de pretexto para o sucateamento das forças policiais do Rio de Janeiro. "São elas, Polícia Militar e Polícia Civil, constitucionalmente incumbidas de combater a criminalidade. Torço de forma cívica e patriótica, pela eficácia deste decreto".

Ressalta ainda que Governo Federal terá uma grande responsabilidade a partir de agora. "Aqui está o grande risco embutido na medida proposta pelo Governo Federal. Nós não teremos mais a quem recorrer, porque às Forças Armadas são a última alternativa de um país, ela serve para combater inimigo externo. A partir do momento em que a Câmara dos deputados e o Senado da República, endossarem essa política de guerra contra a criminalidade, no rio de janeiro, estará dizendo que da mesma forma que nós trataríamos invasores, nós estaremos tratando também, os delinquentes cariocas".

E se a medida falhar, Fabio Trad afirma que a medida pode colocar o Estado do Rio de Janeiro diretamente nas mãos de criminosos. "O Governo Federal pode terminar como o governo que salvou o Rio de Janeiro, como quem resgatou os cariocas das 'garras da criminalidade', mas também se fracassar na medida, pode entrar para história, como o governo que capitulou definitivamente perante o inimigo, sucumbindo entregando o Rio de Janeiro para a criminalidade. Isso é o que nós não queremos".

"Por isso, embora seja uma medida de alto risco e tenho minhas dúvidas a respeito de sua eficácia, mas votarei a favor da medida em defesa do Rio de Janeiro e do Brasil", finaliza.

Confira o vídeo: