A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Política

08/05/2018 10:22

A+ A-

Governador comemora 8.200 atendimentos a estudantes com o projeto Caravana da Saúde

26% do número de estudantes atendidos pelo projeto apresentaram algum tipo de visão e receberam tratamento

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que firmou parceria com 37 escolas através do projeto Caravana da Saúde, que já atendeu 8.200 alunos na realização de exames de audição e visão. Conforme Azambuja, 26% do número de estudantes atendidos pelo projeto apresentaram algum tipo de visão e receberam tratamento.

“Esse é o papel do Estado, espero que com esses diagnósticos, melhore as condições dos quadros da educação”, disse Reinaldo.

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), um em cada cinco alunos sofre algum problema visual como miopia, hipermetropia, estrabismo e outros fatores. Na idade escolar, os problemas de visão podem passar despercebidos e repercutir desfavoravelmente no aprendizado. 

Auditivo e Oftalmológico

O projeto do Governo do Estado nas escolas públicas visa identificar e sanar problemas auditivos e oftalmológicos que podem ser revertidos, além de reduzir as taxas de evasão escolar, muitas vezes decorrente dessas dificuldades, conforme justificativa do projeto, publicada no edital da Caravana 2018.

Um dos principais instrumentos do Governo do Estado na ação de regionalização e democratização da saúde, a Caravana leva em conta a saúde auditiva e ocular dos estudantes, o que representa importante papel no desenvolvimento do ser humano. Na idade escolar, os problemas de visão podem passar despercebidos e repercutir desfavoravelmente no aprendizado. Sabe-se ainda, de acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), que os problemas de visão, como a miopia, a hipermetropia, o estrabismo e outros fatores, afetam mais de 20% das crianças em idade escolar. Isso significa dizer que um em cada cinco alunos sofre algum problema visual.

Caravana da Saúde

Criada em 2015 pelo governador Reinaldo Azambuja, a Caravana da Saúde é o maior programa de regionalização da saúde já realizado em Mato Grosso do Sul, tendo executado mais de 850 mil procedimentos, 34 mil exames e 50 mil cirurgias, com investimento de R$ 75 milhões. O projeto percorreu as 11 microrregiões de Mato Grosso do Sul.

 

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias