A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Eleições 2019

há 7 anos

A+ A-

Ipems aponta Odilon e Nelsinho preferidos na disputa para Senado em 2018

No ranking, Rose Modesto e Zeca do PT aparecem também na lista de favoritos

O juiz federal Odilon de Oliveira e o ex-prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, do PTB, são as duas personalidades de Mato Grosso Sul que aparecem como favoritos às vagas do Senado que ficarão livres no próximo pleito. As vagas são de Waldemir Moka, do PMDB, e do ex-senador Delcídio do Amaral, hoje ocupada por Pedro Chaves (PSC)..

A pesquisa realizada pelo Instituto de pesquisas de Mato Grosso do Sul Ltda. (Ipems) colocou também nomes como possíveis candidatos: da vice-governadora Rose Modesto, do PSDB; do deputado federal Zeca do PT; do ex-prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB); e dos atuais senadores Waldemir Moka, do PMDB, e Pedro Chaves, do PSC e Eduardo Riedel.

O Ipems apontou que se às eleições fossem hoje, o nome que ganharia mais força seria do Juiz federal Odilon de Oliveira, que anunciou recentemente, a sua aposentadoria. O magistrado aparece em primeiro lugar, com 41,63% das intenções de votos, e ocuparia uma das duas vagas que será aberta em 2019.

Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad, do PTB, com 34,95% de intenções de votos. O político que tem o irmão na prefeitura, candidatou-se em 2014, ao Governo do Estado, mas saiu derrotado, perdendo a eleição para o atual governador Reinaldo Azambuja, do PSDB.

Uma terceira via também foi testada, inserindo na tabulação, o nome do atual secretário da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Eduardo Riedel. Que não apresentou bom desempenho e ficou em último lugar na pesquisa, com 1,48%, de intenção de votos.


Secretário Eduardo Riedel. Foto: Arquivo TopMídiaNews. 

Com mandatos

Dentro do cenário político colocado, atuais políticos com mandatos foram testados. Entre os senadores, Waldemir Moka e Pedro Chaves, a pesquisa revelou que ambos teriam dificuldades em retornar aos cargos. Moka aparece em quinto lugar, com 9,44%, seguido por Pedro Chaves, que ocupa a sexta posição, com 7,59% da preferência de votos.

Rose Modesto, do PSDB, aparece na terceira posição na pesquisa, com 29,86% das intenções de votos. A vice-governadora ganhou visibilidade, durante as eleições municipais a qual disputou a prefeitura de Campo Grande. Rose foi para o segundo turno com o atual prefeito Marquinhos Trad, do PSD, e desbancou o ex-prefeito Alcides Bernal, do PP, no primeiro turno. Porém, não levou a prefeitura. Os planos tucanos para ela são outros dentro do partido.

Vice-governadora Rose Modesto e Zeca do PT. Foto: André de Abreu.

O ex-governador e atual deputado federal Zeca do PT, aparece a frente dos atuais senadores e ocupa a quarta posição com 12,39% das intenções de voto. Zeca também é cotado para tentar disputar com o governador Reinaldo Azambuja, o Governo do Estado.

Por fim, o ex-prefeito de Dourados, Murilo Zauith, foi lembrando pelos eleitores de Campo Grande. O político aparece com em penúltimo lugar com 4,39% das intenções de voto.

A pesquisa

Conforme o Instituto de pesquisas de Mato Grosso do Sul Ltda. (Ipems) feita com 400 entrevistados, entre os dias 15 e 17 de março, encomendada pelo Jornal Correio do Estado. Em duas tabulações, o juiz federal foi lembrado em primeiro lugar na pesquisa inicial. Na primeira, Odilon totalizou 29,40% dos votos, e na segunda, 12,23%. A soma entre as duas foi de 41,63%.

O segundo colocado, Nelsinho Trad, na primeira teve 21,53%. Na segunda, 13,42% indo um pouco melhor em relação a Odilon, mas soma, 34,95% das intenções de voto. A diferença entre os dois chega a 6,68%. A pesquisa revela que a margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do resultado da amostragem. 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias