Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Política

Juiz aceita denúncia da Coffee Break e torna réus 24 políticos e empresários

Gilmar Olarte, Nelson Trad Filho e André Puccinelli estão na lista

08 junho 2017 - 17h10Por Thiago de Souza

O juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, aceitou denúncia e tornou réus 24 políticos e  empresários. Entre eles Nelson Trad Filho e André Puccinelli, por suposto esquema para cassação do então prefeito Alcides Bernal, em 2014.

Conforme a denúncia do Ministério Público Estadual, cada envolvido tinha atuação específica na trama e que uns foram corrompidos pelo recebimento de dinheiro, outros pela possibilidade de acesso ao poder, por meio de cargos na futura administração de Gilmar Olarte.

Ainda conforme o MPE, empresas que dominavam a cena na administração anterior e financiavam campanhas políticas para determinado grupo na gestão de Nelson Trad Filho e André Puccinelli, perderam a hegemonia e por isso, políticos e empresários se uniram para que o então prefeito, Gilmar Olarte, ocupasse o lugar de prefeito e retomasse os contratos e os interesses de empresas, entre elas o Consórcio CG Solurb.

Narra o promotor que: '' o acesso ao comando da Prefeitura Municipal era necessário, na versão constante da inicial, para manter-se o sustento das respectivas campanhas eleitorais e os lucros das empresas e dos empresários que estão no polo passivo da ação. Em relação a eslucros, os promotores de justiça enumeram todos os aditivos contratuais feitos com as empresas requeridas, resultando no encarecimento do serviço contratado em alguns milhões de reais durante a gestão de Gilmar Olarte ...''.  

Por conta disto, o Ministério Público pediu a condenação de todos os requeridos por ato de improbidade administrativa, inclusive ao pagamento dos danos morais coletivos que estimou em valor não inferior a R$ 25.000.000,00.

Confira a lista de réus no processo da Coffee Break por improbidade administrativa:

Empresários: João Alberto Krampe Amorim dos Santos, dono da Proteco; 2 – João Roberto Baird, empresas de informática; Fábio Portela Machinsky;  – Luiz Pedro Guimarães; Raimundo Nonato de Carvalho e  Calos Naegele, dono do Midiamax.

Ex-prefeitos

Gilmar Antunes Olarte; André Puccinelli (PMDB), ex-governador; Nelsinho Trad (PTB)

Ex-vereadores

Mario César Oliveira da Fonseca (PMDB); Flávio César Mendes de Oliveira (PTdoB); Airton Saraiva (DEM); Edil Albuquerque (PTB); Edson Shimabukuro (PTB); Jamal Salem (PR); Alceu Bueno (morto) Paulo Siufi (PMDB), deputado estadual e Waldecy Batista Nunes, o Chocolate (PP)

Funcionário público

André Luiz Scaff – procurador da Câmara Municipal

Vereadores

Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB);  Eduardo Romero (REDE); Gilmar Cruz (PRB); João Rocha (PSDB), presidente da Câmara; Otávio Trad (PTB)

Empresas
Itel Informática Ltda; Proteco Construções Ltda;  LD Construções Ltda;  Solurb Soluções Ambientais