A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

21/07/2018 07:00

A+ A-

Juiz federal que mandou prender Puccinelli e filho 'poupou' 7

Magistrado determinou que prisão do ex-governador ganhe publicidade feito a 'operação lava jato'

O juiz Bruno Cezar da Cunha Teixeira, da 3ª Vara Federal de Campo Grande, magistrado que mandou prender na manhã desta sexta-feira (20) o ex-governador André Puccinelli e o filho dele André Júnior, indeferiu a prisão de outras sete pessoas, entre as quais ex-servidores do alto escalão da Agesul, órgão estadual que cuida de obras.

Seriam dez o número de presos não fosse a recusa do juiz federal. Todos por implicação em esquema de corrupção efetivada, segundo a Polícia Federal, nas duas gestões do ex-governador (2007-2014).

O MPF (Ministério Público Federal) havia pedido a prisão de Maria Wilma Casanova Rosa, ex-diretora-presidente da Agesul, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos, Hélio Yudi Komiyama, ex-engenheiro da Agesul, Edmir Fonseca Rodrigues, ex-procurador- jurídico da Agesul, Luiz Cândido Escobar, ex-coordenador de licitações da Agesul, Marcos Tadeu Enciso Puga, sócio da MP Engenharia, empresa contratada pela Agesul para fiscalizar obras estaduais, Rômulo Tadeu Menossi, ex-funcionário da Proteco, empresa de engenharia e Fausto Carneiro da Costa Filho.

O magistrado determinou além da prisão de Puccinelli pai e filho, também a do advogado e professor universitário João Paulo Calves.

O envolvimento de Calves tem a ver com a ligação dele com a empresa de Puccinelli Júnior, o Instituto Ícone de Direito. Os dois eram sócios deste empreendimento que, para a PF, foi usada como passagem de dinheiro de propina pago pelo frigorífico JBS.

Na decisão, o juiz federal estabelece que o histórico dos mandados de prisão seja “imediatamente entregue à assessoria de imprensa do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) à sociedade e a quem queira consultá-la”.

O magistrado diz ainda: “adota-se aqui, diante da proeminência das figuras envolvidas, o mesmo padrão adotado na ‘operação Lava Jato’, evitando-se a politização das decisões judiciais da Justiça Federal, se bem resguardado o nível de sigilo documental imposto”.

Testa de ferro

De acordo com o pedido de prisão produzido pelo MPF (Ministério Público Federal), o advogado João Paulo Calves, preso junto Puccinelli pai e filho, seria uma espécie de testa de ferro de André Júnior.

Note esse trecho da denúncia do MPF: “segundo aponta o MPF, as propinas pagas pela empresa JBS S/A a André Puccinelli por intermédio do Instituto Ícone de Ensino Jurídico... ... sendo o instituto propriedade de fato de André Puccinelli Júnior, estão sendo usadas em benefício e nos interesses do grupo criminoso organizado, através de João Paulo Calves, que seria seu “testa de ferro”.

O instituto de André Júnior, diz o MPF, efetuou pagamento de R$ 180 mil, dinheiro que, “ao que tudo indica, em benefício de Edson Giroto, que está preso por decisão do STF e que é conhecido como um dos grandes comandantes do esquema, já denunciado em cinco ações penais decorrentes da ‘operação Lama Asfáltica’”.

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024