A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

08/07/2018 14:15

A+ A-

‘Lula Livre e presidente em 2018’, diz Zeca do PT sobre decisão de desembargador

Para Zeca, prisão de Lula foi injusta

A decisão do desembargador federal Rogério Favreto, plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de soltar o ex-presidente da República Luis Inácio Lula da Silva ainda neste domingo (8), deixou os petistas eufóricos e confiantes para uma possível candidatura na eleição à presidência deste ano.

Um exemplo foi o depoimento do Deputado Federal Zeca do PT para o TopMídiaNews. O parlamentar diz que finalmente ‘a justiça foi feita e mostra que a democracia vence’.

“Achei uma decisão justa em soltar o Lula, pois ele estava preso injustamente. Ainda existe democracia e ele é o principal líder do Brasil e um dos principais do mundo”, disse.

Sobre uma possível candidatura nas próximas eleições, o deputado federal não tem dúvidas que Lula ganharia de forma 'disparada'. “Ele ganharia até preso. O povo brasileiro está ao lado de Lula, como presidente ajudou o povo a sair da miséria, fazendo vários trabalhos sociais. A população não vai esquecer o que ele fez para o povo”, ressaltou.

Em relação a atitude do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, de ter afirmado que o desembargador não pode soltar o ex- presidente por ser plantonista, Zeca diz que o magistrado ‘desqualificado’ .

“O posicionamento dele prender o Lula é extremamente desqualificado por ser exclusivamente uma prisão política. Isso é puro comportamento da elite preconceituosa”, ressaltou.

Lula condenado

Lula foi o primeiro ex-presidente do Brasil condenado por crime comum. O petista se entregou à Polícia Federal no dia 7 de abril. Ele está em uma sala especial de 15 metros quadrados, no 4º andar do prédio da PF, com cama, mesa e um banheiro de uso pessoal. O espaço reservado é um direito previsto em lei.

O ex-presidente é acusado de receber o triplex no litoral de SP como propina dissimulada da construtora OAS para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras. O ex-presidente nega as acusações e afirma ser inocente.

Lula foi condenado por Moro na primeira instância, e a condenação foi confirmada na segunda instância pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

A defesa tentou evitar a prisão de Lula com um habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o pedido foi negado pelos ministros, por 6 votos a 5, em votação encerrada na madrugada de quinta.

Na tarde de quinta, o TRF-4 enviou um ofício a Moro autorizando a prisão, e o juiz expediu o mandado em poucos minutos.

Os advogados de Lula, porém, questionaram a ordem de prisão porque ainda poderiam apresentar ao TRF-4 os chamados "embargos dos embargos de declaração".

Depois, a defesa ainda tentou evitar a prisão com recursos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no STF, que também foram rejeitados.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024