PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

24/10/2017 19:00

A+ A-

Marquinhos diz que é socialmente bom projeto que recompensa denúncias de corrupção

Prefeito afirmou que ainda é necessário analisar legalidade do projeto de lei

O prefeito de Campo Grande, Marcos Marcello Trad (PSD), afirmou que irá precisar analisar a legalidade do projeto de lei que prevê o pagamento de recompensas de até R$ 100 mil reais para pessoas que denunciarem crimes de corrupção na administração pública. “O prefeito não vê o que é bom para a prefeitura. Vê o que é bom para Campo Grande”, disse.

O prefeito destacou que não possui conhecimento dos detalhes do projeto. “Não sei o teor do projeto, tem que ler para ver a juridicidade. Socialmente é muito bom, tem que ver a legalidade”, completou.

O projeto é de autoria do vereador André Salineiro (PSDB) e está em tramitação na Câmara Municipal de Campo Grande. A proposta pagará até 10% dos valores efetivamente recuperados, resultados das informações fornecidas pelo cidadão. O próprio vereador informou que não consultou o prefeito antes de apresentar o projeto e ainda não se reuniu com Marquinhos para explicar a matéria.

O vereador explica que o projeto é inspirado em ações em outros países e inclusive casos no Brasil sobre o oferecimento de recompensas em troca de informações sobre crimes contra a administração pública. Tramita no Congresso Nacional o projeto de lei 1.701 de 2011, que institui recompensa pecuniária pela prestação de informações que possam auxiliar na elucidação de ilícitos cometidos contra a Administração Pública. O texto já recebeu parecer favorável da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

De acordo com o projeto de lei, a pessoa física que denunciar às autoridades policiais, administrativas ou Ministério Público a ocorrência de crime contra a administração pública municipal, inclusive de natureza tributária, em que resulte a recuperação de valores ao erário municipal, terá o direito ao recebimento em dinheiro da porcentagem determinada, não podendo exceder o valor de R$ 100 mil.

Para receber a recompensa, as informações deverão ser imprescindíveis para a elucidação dos fatos, não bastando meras citações, garantindo-se ao informante, em todos os casos, o sigilo de seus dados pessoais. Na denúncia deverá constar a descrição dos fatos de forma clara e detalhada, contendo informações relevantes e elementos imprescindíveis para elucidação, indicação de provas e exibição de possíveis documentos comprobatórios da prática do ilícito, nome do autor do ilícito ou indicação de dados que possa levar a sua precisa identificação, o informante deverá ser maior de 18 anos de idade e ter plena capacidade civil, cabendo ao órgão que receber a denúncia assegurar-lhe o anonimato e o sigilo da fonte.

Não havendo possibilidade de recuperação de valores totais ou parciais, o informante nada receberá, pois a indenização é 10% sobre os valores efetivamente recuperados. Não farão jus aos benefícios desta lei as pessoas envolvidas na condição de autor, coautor ou partícipe envolvido de qualquer maneira na prática criminosa.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024