PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

19/07/2018 15:10

A+ A-

Na Capital, ministro Jungmann anuncia força especial para atuar na fronteira de MS

Força será composta por 300 integrantes da Força Nacional e Policiais Federais

O ministro Raul Jungmann (Segurança Pública) disse, na manhã desta quinta-feira (21), em Campo Grande (MS), que o governo federal criou e deve por em prática logo o programa “Fronteira Segura”, uma força que vai atuar com ao menos 300 homens da Força Nacional e também com o efetivo da Polícia Federal. 

A ideia, disse o ministro, é contra-atacar a ações de traficantes de droga e armas ligados às facções PCC, o Primeiro Comando da Capital, e CV (Comando Vermelho) na linha de fronteira que separa Mato Grosso do Sul do Paraguai e da Bolívia. O comando da “Fronteira Segura” vai ficar em Campo Grande.

Já quanto a liberações de recursos para que o governo de MS invista em projetos de segurança, Jungmann afirmou que é intenção do governo federal destinar ao setor, daqui até dezembro, R$ 800 milhões. 

O montante, contudo, deve ser repartido entre os estados. O ministro não detalhou a exata importância reservada para MS. Adiantou, apenas, que para dividir o dinheiro serão obedecidos critérios como número de habitantes, índice de criminalidade e ainda os governos precisos mostrar em relatórios o que tem feito pelo setor da segurança pública.

“O Brasil não tem um política para a segurança pública e as coisas não mudam da noite para o dia”, afirmou o ministro em evento que debateu o assunto na sede da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

Embora tenha dito que no país não há uma política firme contra criminalidade, o ministro elogiou projetos desenvolvidos em MS desde 1987, três décadas atrás, com a intenção de atacar o tráfico de droga. “Desde que ninguém falava nisso [plano para combater o tráfico de droga]”, expressou o ministro.

Na década de 1980, o governo estadual criou o GOF (Grupo de Operação de Fronteiras), uma força composta por policiais militares e civis que agiam na linha de fronteira com os territórios paraguaios e bolivianos.

O GOF, no entanto, trocou de nome no fim da década de 1990 por ter sido alvo de uma reportagem que o comparou com grupo de extermínio. Daí mudou-se para DOF (Departamento de Operação de Fronteira), corporação que atua até hoje.

IDEIAS

Jungmann disse ainda que seu ministério estuda a criação do que chamou de Coordenação Nacional de Fronteira, um grupo cujo funcionamento dependeria de um setor de inteligência que agiria em parceria com os estados.

O ministro afirmou também que o governo federal aplica em média R$ 70 bilhões anuais na segurança pública e que 85% dessa soma são gastas e administradas pelos estados.

Jungmann citou ainda o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira), força do Exército que também atua no ataque ao tráfico de drogas. No entanto, ele disse que apenas que “faltam recursos para Sisfron”.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024