A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

02/05/2018 18:35

A+ A-

MPE pede à Justiça que mande prefeitura recuperar estrutura do complexo ferroviário

Por falta de manutenção, imóvel tombado em Campo Grande foi interditado pelo Corpo de Bombeiros

Ação movida pela 26ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente quer que a justiça mande a prefeitura de Campo Grande a realizar "obras imprescindíveis à conservação do complexo ferroviário" porque durante a instrução de inquérito civil, ficou constatado "ocorrência de omissão do município na conservação deste importante bem tombado".

A informação é da assessoria de imprensa do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Ainda de acordo com a assessoria, o inquérito civil que instruiu a ação civil pública foi instaurado depois de constatado o estado de precariedade em que o complexo da estação se encontrava, agravado, principalmente, depois que um vendaval, ocorrido em novembro de 2015, provocou sérios danos à Estação Ferroviária de Campo Grande, com destelhamento e infiltrações.

Parte do complexo foi interditado pelos bombeiros. (Foto: Wesley Ortiz)

 

A falta de manutenção no local é tão patente que o Armazém Cultural se encontra interditado pelo Corpo de Bombeiros.

Embora todo o complexo tombado mereça atenção, segue a assessoria, haja vista pertencer a uma classe de bens especialmente protegidos, a rotunda, edifício construído na forma circular, servido por um girador, é a estrutura que mais enseja preocupação, devido ao grave estado de abandono.

A rotunda, diz a assessoria, que faz parte do Complexo Ferroviário, encontra-se "em lamentável e precário estado de conservação, necessitando urgentemente de, no mínimo, obras paliativas para evitar sua ruína".

"Considerando a importância e o estado de conservação da estação, foram requeridas a concessão de várias medidas emergências, entre elas: retelhamento, pintura e correção das infiltrações verificadas na Estação Ferroviária; obras consistentes no cercamento, reparação dos telhados e de parte da estrutura da rotunda que cedeu, entre outras", conclui o comunicado do MPE.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024