A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

18/10/2017 12:52

A+ A-

Projeto de senador de MS é aprovado e prevê provas práticas nos concursos do Magistério

Conforme Pedro Chaves, a mudança não será imediata e sim de forma gradativa, estabelecidas por regulamentação futura

Foi aprovado nesta quarta-feira (18), o substitutivo do senador Professor Pedro Chaves (PSC-MS) ao projeto que obriga os sistemas educacionais a adotarem provas práticas de docência nos concursos para professores da educação básica, pela Comissão de Educação do Senado.

De acordo com o senador de Mato Grosso do Sul, o PLS 76/2016 nasceu de sugestão legislativa do programa Jovem Senador de 2012 que  será analisada pelo Plenário do Senado. O texto modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), para que as provas práticas de docência se juntem às provas escrita e de títulos nos processos seletivos para o magistério de todo o país.

Conforme Pedro Chaves, a mudança não será imediata e sim de forma gradativa, estabelecidas por regulamentação futura. “Nesta regulamentação deve constar as condições e prazos a serem adotados na modalidade prática, e que esteja explícito que esta prova deverá tratar especificamente de temas relacionados à docência”.

O projeto também prevê que os sistemas de ensino deverão criar, respeitadas as condições financeiras e jurídicas, incentivos para que os professores cumpram suas jornadas de trabalho em um mesmo estabelecimento de ensino durante toda a carreira.

Chaves destaca que este regime de dedicação exclusiva é recomendado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), para quem estes incentivos devem passar por benefícios salariais diferenciados e jornadas de trabalho específicas. O texto aprovado na CE também determina que os sistemas de ensino terão o prazo de um ano para se adaptarem a estas mudanças na LDB, em caso de posterior aprovação pelo Congresso Nacional e sanção pela presidência da República.


 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024