Chapadão do Sul
tjms
(67) 99826-0686

Reinaldo diz que afastamento de Aécio gerou impasse entre Legislativo e Judiciário

STF deve pautar o assunto no dia 11 de outubro

4 OUT 2017
Rodson Willyams
09h10min
Foto: Arquivo TopMidiaNews
politica-interna1
99

O governador Reinaldo Azambuja, do PSDB, comentou sobre o afastamento do senador e principal líder tucano, Aécio Neves, ocorrido no último dia 26 de setembro, pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Reinaldo declarou que há muita divergência e discussão sobre o afastamento de Aécio. "Essa discussão é questionada até no próprio Senado, eles entendem que foi arbitrária a decisão do Supremo. Acho que a gente tem que aguardar o Senado se manifestar, até porque é um impasse entre instituições", comentou.

Outro ponto lembrado pelo Chefe do Executivo Estadual foi em relação a discussão que também divide opinião no Supremo Tribunal Federal (STF). "A ministra Carmém Lúcia disse que pautaria a questão sobre afastamento de parlamentares. E o Supremo deve ser manifestar na semana que vem", finalizou.

O caso

Aécio é acusado de corrupção passiva e obstrução da Justiça, uma vez, que pediu e recebeu dos empresários da JBS, R$ 2 milhões, e também atuou no Senado e junto ao Executivo para embaraçar as investigações da Lava Jato.

O senador Aécio Neves foi afastado por 3 votos a 2, pelos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou também o recolhimento noturno do político em casa. O afastamento gerou muita discussão e dividiu opiniões no STF.

Afastamento pelo STF em discussão

Em paralelo, o Congresso Nacional encaminhou um Ação Direta de Inconstitucionalidade, em que pede que o Congresso possa rever uma decisão do próprio STF, em até 24 horas, sobre qualquer medida cautelar diversa da prisão imposta a deputados e senadores, como a suspensão do mandato e recolhimento domiciliar.

O Supremo Tribunal Federal deve analisar essa ADIN no próximo dia 11 de outubro. A medida pode beneficiar o senador que foi afastado. 

politica-interna2
nando viana

Veja também