Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Política

Sucessor de Siufi, Wilson Sami diz que deve focar na saúde de Campo Grande

Futuro vereador estuda, inclusive, tentar criar uma nova secretaria no município

20 janeiro 2017 - 13h15Por Rodson Willyams

Quase desistindo da política, o médico Wilson Sami, do PMDB, será o sucessor de Paulo Siufi na Câmara Municipal de Campo Grande. Médico ginecologista e obstetra há 35 anos, Sami afirma conhecer os problemas da saúde pública da Capital, uma vez que atende há 22 anos, em Postos de Saúde do município.

"Sei o que precisa ser feito", dispara o médico que nesta eleição, conseguiu ficar como suplente do compatriota, Siufi. E afirma que esta era a sua última tentativa de ingressar na política.

Segundo, disse ao TopMídiaNews como exclusividade, que sempre fez trabalhos sociais, "mas chega um momento em que a gente quer mais, quer ajudar de outra forma. A gente vê tanta coisa e sei que posso contribuir para a promoção humana melhorando a qualidade de vida das pessoas".

Wilson Sami diz que pretende voltar o seu trabalho na prevenção de doenças básicas, como o Diabetes, por exemplo, e informações às gestantes, para que faça um pré-natal correto e evite que os bebês nasçam prematuros e acabem ocupando leitos de UTIs.

"A gente sabe que não está fácil, mas essas coisas acabam acontecendo e muita coisa pode ser evitada por meio da prevenção. No caso das grávidas, às vezes comem alguma coisa, um lanche, ou acabam pegando uma infecção e a gestação acaba antecipada. Então, é possível prevenir para evitar que os bebês nasçam prematuros", comenta.

Outro ponto levantado pelo médico está ligado uma projeto que pretende criar em Campo Grande. "Trabalhei muitos anos com dependentes químicos, dei muito murro em ponta de faca. Então, veio a ideia de criar uma Secretaria Municipal Antidrogas. É claro que sei que há uma crise, que o prefeito fechou secretarias, mas creio a gente possa conversar, ver como está o orçamento e se não der para ser uma secretaria, que seja pelo menos uma coordenadoria. Mas tenho certeza que vai ajudar o município".

Sami ainda afirmou que já esteve reunido com o prefeito Marquinhos Trad, e se colocou a disposição para ajudá-lo na Câmara Municipal. "Já disse para o Marcos que ele pode contar comigo para o que precisar. Vejo que o Marquinhos está empenhado para oferecer uma qualidade de vida a população de Campo Grande. Há tanta gente preocupada com assaltos, que não tem trabalho e sendo que muita coisa podia ter sido feito. Mas estou pronto para ajudar".

E continua, "Campo Grande é meu berço, sou filho de imigrantes árabes, tenho uma história com a cidade. Nasci na Rua Maracaju com a Rua 13 de maio, bem no centro da cidade, vim pelas mãos de uma parteira. Então, estou muito feliz, pleiteie e vi que deu certo, graças a vontade de Deus".

Por fim, o médico revela que conversou com Paulo Siufi e que o mesmo se prontificou a ajudá-lo no que for preciso. "Vejo que o Paulo Siufi tomou uma decisão, vejo que ele tem oportunidade e na Assembleia ele vai ter muito sucesso para ajudar o município, e também estou muito feliz por isso".

Aguardando decisões

Wilson Sami ainda revelou que até o momento não foi convocado oficialmente pela Câmara Municipal para assumir a vaga de Paulo Siufi. A reportagem entrou em contato com o vereador, que informou que também aguarda ser convocado pela Assembleia Legislativa.

À reportagem, Siufi disse que pode ser empossado no dia 2 de fevereiro ou no dia 7 do mesmo mês. "Ainda não fui convocado devo ser empossado em fevereiro, mas na próxima semana devo me reunir com o Junior Mochi, [presidente da ALMS e do PMDB] e com o governador Reinaldo Azambuja, ou se ele ainda não ter chegado das férias, com o Sérgio de Paulo, que é o líder político, para comunicar a minha decisão a eles".

Siufi disse ao TopMídiaNews, que está tranquilo para seguir para a Assembleia e que após encontro com o seu primo, ficou tranquilo, porque Marquinhos teria afirmado que ele pode ajudar o município de lá.

"Lá na Assembleia, tenho muitos amigos que foram vereadores comigo, como o Lídio Lopes, Cabo Almi, a Grazielle Machado, e o próprio Herculano Borges que sobe também. Claro, os demais parlamentares que conheço e sou amigo. Mas como disse, pela Câmara tenho meu coração, mas pela ALMS tenho a minha razão", finaliza.