A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Política

22/06/2017 11:44

A+ A-

Temer diz que Brasil deixa para trás 'severa crise'

Presidente apenas mencionou apoio para aprovar reformas e que país ‘está deixando para trás a crise mais severa de sua história’

Em seu pronunciamento na abertura do encontro com empresários noruegueses, o presidente Michel Temer promoveu o Brasil como um país promissor e seguro para investimentos, mas deixou de lado dois temas que preocupam seus anfitriões: a crise política e os escândalos de corrupção. O presidente aproveitou a reunião empresarial desta quinta-feira em Olso para sinalizar ao Congresso brasileiro a necessidade de aprovação das reformas trabalhista e da Previdência, de tramitação conflituosa na Câmara e no Senado.

- Queremos facilitar a vida dos empreendedores. Para isso, dialogar é essencial. Para mudar o Brasil, adotamos como o método de governar o diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo. Apesar de ser um sistema presidencialista, passei 25 anos no parlamento brasileiro, por isso faço um presidencialismo semiparlamanterista, e conto enormemente com o apoio do Congresso para fazer reformas inadiáveis – disse, durante reunião na Associação dos Armadores da Noruega, ignorando a recente derrota da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no Senado.

Além das duas reformas, Temer destacou a retomada do crescimento no país, o controle do teto dos gastos públicos, as quedas do índice de inflação e da taxa de juros para convencer os empresários a investir a longo prazo no país. Para o presidente, o Brasil “está deixando para trás a crise mais severa de sua história”.

- Temos levado adiante reformas que não se viam em nosso no nosso país há muitos anos, numa agenda que está trazendo de volta investimentos e recuperando o crescimento - disse, para em seguida concluir:

- Nossa agenda de reformas tem por premissa a responsabilidade fiscal e o reconhecimento do setor privado na geração de riquezas. Medidas de maior interesse para nosso país têm sido examinadas e aprovadas. A primeira delas foi a que controla as despesas do governo. O próximo passo é a reforma da Previdência Social, que já está em estado de avaliação na Câmara, e depois virá o Senado – insistiu.

Sven Richard Brandzaeg, dirigente da empresa norueguesa Hydro, era apenas um dos empresários norugueses preocupados com a crise política no Brasil.

- Investimos US$ 6 bilhões no Brasil, e agora? – disse ao GLOBO.

– Notamos que os mercados e a economia estão melhorando, mas a situação política é outra coisa...

Apenas um veículo da mídia norueguesa, o jornal Norwegian Financial Daily, estava presente na cobertura. O diário financeiro e mídia pública NRK destacaram os escândalos de corrupção e a crise política no Brasil.

  

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias