A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

Busca

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

28/06/2017 11:40

A+ A-

Caos e abandono dos cemitérios de Campo Grande viram alvo até de cobrança de vereadores

Empresa que era responsável pelos cemitérios deixou de atuar em dezembro de 2015

A péssima situação dos cemitérios públicos de Campo Grande agora é alvo também de cobrança pública dos vereadores da cidade, até mesmo da base política do prefeito Marquinhos Trad, do PSD. Os locais estão hoje em lamentável situação de abandono, causando ainda mais dor a quem precisa de conforto na hora de visitar amigos e familiares já falecidos.

Marcada para ter início às 9 horas, a audiência pública agendada pelos vereadores para discutir a segurança nos cemitérios públicos de Campo Grande, que teve início com mais de 30 minutos de atraso, foi marcada por diversas reclamações direcionadas para a atual gestão, que é responsável pela administração dos três cemitérios públicos, Santo Amaro, Cruzeiro e Santo Antônio.

O Vereador Valdir Gomes, que pertence ao partido do ex-prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP), destacou que fica evidente a ‘falta de vontade’ da atual gestão atual para manter o local conservado e ressalta que não deseja falar do que deixou ou não de ser feito pela administração passada, utilizando seu mandato para cobrar daqui para frente.

“Essa reunião passou da hora de acontecer porque o que mais recebemos nesta casa, é reclamação dos cemitérios públicos da nossa Capital. O mato tomou conta, tem defuntos sendo desenterrados por cachorros, que cavam no local. Eu acompanhei um enterro esses dias, um dia chuvoso e não tinha nenhum tipo de cobertura para dar apoio ao sepultamento. É uma vergonha fazer audiência sobre isso e o assunto não sair daqui. Precisamos de mais boa vontade do atual gestor. Eu não estou aqui para falar de passado, sou vereador agora e vou cobrar que coisas boas sejam feitas para a população daqui para frente”, disse o vereador.

Valdir defende que o prefeito não deve exigir experiência dos contratados através do Proinc para atuar nos cemitérios. “Eu não concordo que tem que ter experiência para trabalhar na manutenção dos cemitérios, não tem. Basta treinar a equipe, basta ter alguém acompanhando para que as atividades sejam desempenhadas diariamente no local. Não da para caminhar em alguns cemitérios porque os defuntos estão sendo enterrados na rua, daqui a pouco não conseguimos visitar o túmulo dos nossos entes queridos porque não vai dar para chegar. Não me interessa o que passou, me interessa o que tem que ser feito agora. Quando o prefeito faz coisa boa eu reconheço, mas agora, está realmente faltando boa vontade. Contrata meia dúzia de pessoas de início e coloca para cuidar disso, cuidar da limpeza do local que ajuda”.

Após ouvir as cobranças do parlamentar, o representante da Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana), Miguel Gomes rebateu o pedido para que pelo menos seis pessoas sejam disponibilizadas para efetuar os serviços no cemitério Santo Amaro, alegando que o local possui um total de 25 hectares.

“Não é possível contratar meia dúzia de pessoas para prestar serviços no local porque é uma área muito grande, é uma área extensa de 25 hectares e é humanamente impossível colocar essa pequena quantidade para fazer o serviço no local. Temos apenas três roçadeiras que são utilizadas nos viveiros, elas são utilizadas para fazer a limpeza entre os túmulos”, afirmou Miguel.

Ele destaca que a prefeitura busca trabalhar através de parceria entre as secretarias e conta diretamente com a colaboração dos familiares das pessoas sepultadas nos cemitérios públicos.  “Contamos com a colaboração dos familiares porque eles são responsáveis pelos túmulos. Contamos com a secretaria de Segurança Pública para fazer a segurança no local e com outras secretarias para administrar e cuidar da limpeza. Enfrentamos sérios problemas, que com a união de forças pode ser melhorado”.

Diante disso, o secretário de segurança pública do município, Valério Azambuja afirmou que diariamente os cemitérios contam com rondas e nenhum cemitério dispõe de estrutura para manter Guardas Municipais nos locais durante 24 horas. “Temos rondas tanto de veículos como de motocicletas, mas falta iluminação nesses locais, o muro é muito baixo, o que acaba facilitando a entrada de vândalos, que violam túmulos e fazem uso de entorpecente no local. A estrutura dos cemitérios não comporta a presença de Guardas durante 24 horas. Acredito que a saída, seria terceirizar o serviço”.

O presidente da audiência, vereador Otávio Trad (PTB) afirmou que pretende encaminhar os assuntos levantados na audiência para o prefeito e outras autoridades que podem tomar atitudes imediatas. “Nos deparamos com muitos problemas nos cemitérios, covas violadas, sujeira, mato alto, vamos encaminhar amanhã para a prefeitura. Vamos encabeçar conversas com secretários e vamos tentar buscar uma solução para esse caos instalado na Capital”.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024