Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Bastidores

VÍDEO: Reinaldo prega política da boa vizinhança e pede apoio para segurança na fronteira

Governador destaca que abriu as portas para receber Bolsonaro em MS

14 maio 2018 - 13h14Por Diana Christie

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) revelou que valoriza a política da boa vizinhança com todos os pré-candidatos à presidência da República visando melhorias para Mato Grosso do Sul. Ele destaca que, independente da cor partidária, o político que assumir o Palácio do Planalto precisa assumir um compromisso de melhorar a segurança nas fronteiras brasileiras.

“Esses dias o candidato [Jair] Bolsonaro pediu autorização para visitar o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) em Dourados, nós franqueamos ali abertura total. Por que o que nós queremos? Nós não sabemos quem virá a ser presidente da República, mas qualquer que for tem que olhar as fronteiras. Essa discussão é extremamente procedente”, enfatiza.

As fronteiras de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia são porta de entrada de armas e entorpecentes que abastecem facções criminosas em todo país. A guerra entre grupos criminosos se reflete na insegurança dessas regiões, com vários registros de tiroteios à luz do dia e desova de corpos em terrenos abandonados.

Segundo o governador Reinaldo Azambuja, em seis anos, de 2012 a 2017, as apreensões de drogas realizadas pela Polícia Militar, Polícia Civil e o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) do Estado saltaram de 87 toneladas para 427 toneladas.  Como consequência, também aumentou o número de presos em Mato Grosso do Sul.

Um sistema com capacidade para 7.327 condenados mantém 16.224 presos sob seus cuidados. E deste total, cerca de 40% foram sentenciados por crimes federais. Essa massa carcerária custa R$ 127,3 milhões ao ano ao Estado. Confira trecho da entrevista do governador ao site TopMídiaNews: