Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Política

Vídeo: vereador faz ‘blitz’ em posto de saúde e descobre sala de vacinação fechada

Parlamentar também detectou falta de fitas para as impressoras e de medicamentos básicos “como anti-inflamatórios, xaropes”

17 outubro 2017 - 19h00Por Diana Christie

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o vereador André Salineiro (PSDB) mostra uma visita à UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Batistão, região do Tijuca, onde encontrou diversas irregularidades, desde a falta de medicamentos básicos até sala de vacinação fechada por falta de geladeira.

Segundo ele, dezenas de vacinas chegaram a ser jogadas fora. “O posto está fechado para vacina, foi confirmado que realmente lotes de vacinas foram descartadas no final do ano passado devido ao mau acondicionamento porque tem que ser geladeira específica e as que a prefeitura manda não são apropriadas. Se for agora lá, a sala está fechada”.

Salineiro destaca ainda a falta de fitas para as impressoras e de medicamentos básicos, “como anti-inflamatórios, xaropes”. Por outro lado, o atendimento de médicos, enfermeiros e servidores em geral é elogiado pela população, que ressalta apenas a ausência de manutenção da unidade básica.

“As pessoas que utilizam dessa unidade elogiam, inclusive, o trabalho dos profissionais da saúde que aqui estão, da administração do posto, mas o que falta realmente é problemas de manutenção dessa unidade e problemas que podem ser sanados com a boa vontade e empenho da administração e é isso que eu, como vereador, irei cobrar do Executivo”, aponta.

V eja o vídeo:

UBS Vila Popular

A ‘blitz’ faz parte de uma série de fiscalizações realizadas pelo parlamentar. Há cerca de três meses, Salineiro visitou o posto de saúde da Vila Popular, onde, segundo ele, a administração se negou a passar informações sobre a falta de medicamentos e outras dificuldades encontradas pelos profissionais da unidade.

“O atendimento no Jardim Batistão é muito elogiado, ao contrário do que ocorre na Vila Popular. Na visita foi detectada a questão de atendimento, dificuldade de horário, quando surgiu o projeto, em parceria com a vereadora Cida Amaral (Podemos), do terceiro turno. La é um problema, pois fecha na hora de almoço, as pessoas tem que esperar do lado de fora”, relata o vereador.

Os problemas detectados durante as visitas são transformados em ofícios, que são encaminhados para a prefeitura. 

Outro lado

Em relação à UBS do Jardim Batistão, a prefeitura informou que "a oscilação e até interrupção de energia elétrica é um fator que tem ocasionado a falta de vacinas porque necessitam de refrigeração entre 2ºC e 8ºC. Com isso, elas são recolhidas para a câmara fria da Sesau. Quando o equipamento volta a funcionar normalmente, as doses das vacinas são repostas".

Quando ocorre essa situação, a orientação para a população é procurar a UBS ou UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) mais próxima da unidade.  

Sobre a falta de fita para impressora, a prefeitura afirma que "é uma situação pontual e já foi solicitada a reposição do material". E quanto aos medicamentos (anti-inflamatórios e xaropes), "estes estão em processo de aquisição por meio de licitação. A previsão é que em 20 dias seja normalizada a distribuição destes medicamentos".