Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Política

Sem cargo, Zeca se irrita com entrevistas e ignora encolhimento da bancada petista em MS

Candidato derrotado ao Senado mandou fazer perguntas para Kemp e Almi, únicos reeleitos

21 outubro 2018 - 10h30Por Thiago de Souza

Reduzida pela metade, de quatro parlamentares para dois, a bancada petista terá menos força para fazer oposição na nova legislatura, em 2019. No ano que vem, só Pedro Kemp e Cabo Almi seguem no parlamento. Questionado sobre o novo cenário, o presidente estadual do partido, Zeca do PT se resumiu a chamar a reportagem de "canalha".

Almi foi o mais votado, com 21.121 votos. Kemp alcançou 20.969 votos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

Os outros dois petistas não reeleitos são: Amarildo Cruz e João Grandão. Este último teve o registro de candidatura impugnado pela Procuradoria Eleitoral por estar inelegível. Segundo o MP Eleitoral, ele foi condenado por corrupção em um escândalo que ficou conhecido como a ''Máfia das Sanguessugas'', em 2006. O deputado recorre em instâncias superiores da Justiça.

Kemp e Almi serão os únicos a fazer oposição na ALMS. (Foto: Giuliano Lopes ALMS)

Outros tempos

Em 2010, ainda com a força do então presidente Lula, o PT elegeu quatro parlamentares: Paulo Duarte, Cabo Almi, Laerte Tetila e Pedro Kemp. Na legislatura iniciada em 2014, Pedro Kemp, Cabo Almi, João Grandão e Amarildo Cruz foram eleitos, já na gestão presidencial de Dilma Rousseff.

Agora, pela primeira vez em 20 anos, o PT perdeu a disputa pela presidência no primeiro turno, a eleição para governador e reduziu pela metade a representação na Assembleia.

Oposição?

A bancada petista vai enfrentar a força de um parlamento mais conservador do que o anterior, com a eleição dos recordistas de votos Capitão Contar, Coronel David, ambos do PSL, além da reeleição de Herculano Borges (SD) e Lídio Lopes (PATRI).

O presidente regional do PT em MS, Zeca do PT, ficou irritado com o questionamento sobre como o partido fará oposição na Casa de Leis com menos parlamentares e com mais deputados conservadores. No entanto, chamou o site de canalha e mandou fazer a pergunta para Pedro Kemp e/ou Cabo Almi.