Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Repórter Top

População se diz enganada e critica taxa de iluminação com ruas escuras em MS

Promessa seria de que cobrança só entraria em vigor após instalação de luz em toda a cidade

05 fevereiro 2018 - 14h58Por Thiago de Souza

Moradores de Tacuru recorreram à imprensa e às redes sociais para exporem indignação com a classe política local, que havia prometido só cobrar taxa de iluminação pública a partir do momento que as ruas da cidade estivessem todas iluminadas. A promessa, segundo eles, não foi cumprida.

No Facebook, consumidores dizem que pagam 24% de taxa em cima do consumo da unidade, enquanto isso, ruas de Tacuru continuam às escuras e com todos os problemas que ela acarreta.

''A cobrança seria justa e correta se em frente da minha casa constasse um poste de iluminação me fornecendo tal serviço...'', escreveu uma internauta.
Outro consumidor usou de ironia para denunciar o que chama de 'golpe' da prefeitura e vereadores.

''Se você tem pelo menos um poste na sua rua, pague. Porque aqui em casa pagaremos sem nem ter rede elétrica na rua. KKK''. Outro disparou contra a classe política: 'quero minha rua mais iluminada do que placa de motel''.

Prefeito e vereadores foram criticados por taxa de iluminação. (Foto: Repórter Top)

Golpe

Uma das denunciantes diz que assim que entrou em vigor a taxa de iluminação pública, a prefeitura iniciou a revitalização da iluminação no centro da cidade, mas não convenceu os moradores.

''...é uma tentativa de ludibriar a população, uma vez que a maioria das ruas está na mais completa escuridão, pois a maioria não tem sequer poste ou rede para a instalação de luminárias, e as que possuem estão sem lâmpadas'', diz a mulher que não quis se identificar, pois alega que na cidade ainda impera a 'lei do coronelismo'.

As contas com vencimento no dia 10 de janeiro já vieram com a cobrança, descrita na fatura como ''CONTR SERV IL PÚBLICA'. Em uma delas, onde o consumo foi de R$ 78,73, a cobrança da iluminação foi de R$ 18,40.

Moradores denunciam locais sem rede de energia. (Foto: Repórter Top)

Escuridão

São vários os registros de ruas escuras feitos pelos populares e publicados em rede social. Muitas fotos foram feitas de dia para denunciar que não há sequer rede naquele pedaço.

Ainda conforme a moradora, os contribuintes não se recusam a pagar pelo serviço, mas que o pagamento fosse por algo que eles fizessem uso no dia a dia.

Entramos em contato com a prefeitura e a Câmara Municipal de Tacuru, via e-mail e telefone. No entanto a solicitação não foi atendida. Pedimos à Energisa a estimativa de valor arrecadado com a contribuição, mas a empresa informou que somente faz a cobrança dos valores, sendo todo o resto de responsabilidade da prefeitura e Câmara. Também não informou se o poder público encaminhou projeto para expansão da rede na localidade.

Cobrança da iluminação começou em janeiro deste ano. (Foto:Repórter Top)

Eleições

Tacuru é uma cidade do sul do estado com cerca de 11 mil habitantes, conforme o IBGE. A cidade viveu um momento político atípico, recentemente, já que o registro dos candidatos eleitos em 2016 foi cassado pela Justiça Eleitoral e novas eleições municipais foram marcadas.  

A eleição suplementar ocorreu em 4 de junho de 2017. Na ocasião, foi eleito Carlinhos Pelegrini (MDB), que venceu o concorrente Paulo Mello (PP), com diferença de 105 votos válidos.