Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Repórter Top

Repórter Top: Mesmo no frio, pacientes ficam ao relento à espera de consulta em UBS

Triagem é realizada por ordem de chegada; Sesau promete estudar nova logística

18 julho 2017 - 19h00Por Liziane Berrocal
Repórter Top: Mesmo no frio, pacientes ficam ao relento à espera de consulta em UBS

Pacientes que necessitam de consultas no horário da tarde na UBS da Mata do Jacinto entraram em contato com a reportagem para reclamar que não há condições para esperar o atendimento, que se inicia as 13h. Durante o tempo de espera, segundo a reclamação, eles ficam “no tempo”.

“Seja chuva ou seja sol. Daí falam que só abre às 13h, nós sabemos, mas a triagem é por ordem de chegada e, se demora, perde a vaga. Ainda assim não temos um lugar digno para esperar”, contou a leitora que pediu para não ser identificada.

Segundo ela, muitas crianças e idosos utilizam os serviços da unidade. “Falam do horário, mas poderiam fazer uma cobertura ou um sistema de horário marcado”, sugere.

Prefeitura estuda reorganizar logística de atendimento

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o horário de funcionamento das unidades básicas de saúde (UBS) e unidades básicas de saúde da família (UBSF) é de 07h às 11h e de 13h às 17h. No intervalo entre estes dois horários tais unidades permanecem fechadas, sem exceção.

“Nesta unidade, ao fazerem o agendamento da consulta, os pacientes são informados que o atendimento se dará por ordem de chegada e dentro do horário compreendido. Como a unidade fica fechada por este período de 2 horas, muitos pacientes acabam se antecipando para tentar serem atendidos primeiro e aguardam em frente à unidade. Idosos, pessoas com deficiência e gestantes têm prioridade no atendimento”, informaram via assessoria.

No entanto, diante do problema, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) se comprometeu a estudar uma forma de reorganizar a logística de atendimento nesta unidade, através de consultas agendadas por horário ou até mesmo por senha, entre outras alternativas em estudo.