A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Repórter Top

18/09/2016 07:00

A+ A-

Transporte escolar leva calote de prefeitura e alunos da zona rural perdem ano letivo

Estudantes e pais estão desesperados com a situação

Estudantes e familiares da Comunidade São Félix, que fica na zona rural de Taboco, distrito de Corguinho, estão sofrendo pela falta de transporte escolar , interrompido por falta de pagamento da prefeitura de Corguinho. Conforme a denúncia feita ao TopMidiaNews, os 14 alunos da vila estão sem aulas há mais de um mês e sem definição sobre o ano letivo de 2016. 

A Comunidade São Felix fica a 40 km de distância da Escola Municipal Francisco Nogueira Sobrinho, em Taboco. A Kombi, segundo a mãe de um aluno de 12 anos, passa na localidade às 5h30 e chega à escola às 8h, horário do início das aulas. Porém, segundo mães de estudantes outras regiões são afetadas pelo mesmo problema.

A Prefeitura Municipal de Corguinho confirmou o transtorno, por meio de matéria postada no site de notícias do executivo, e atribuiu os problemas à falta de ajuda do governo federal. 

Segundo o prefeito de Corguinho, Dalton de Souza Lima, o transporte escolar na região custa R$ 200.000 mensais, e que "se somadas as ajudas dos governos federal e estadual, não chega a R$ 70 mil". 

Ainda segundo o chefe do executivo, soma-se a isso a redução nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), feito pelo Governo Federal, e ressalta que está trabalhando para resolver o problema.  "Nosso desejo é que nenhum aluno perca aula. Mas o município não tem condições de arcar sozinho com tudo.” concluiu. 

Sobre o ano letivo das crianças prejudicadas pela falta de transporte, uma das mães disse que a escola avisou que isso deveria ser conversado lá, mas até agora não há nenhuma novidade. "Nesse 3º bimestre os alunos só foram pra escola uma três vezes", constatou.  

 

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também