Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Saúde

Baixa adesão à campanha contra sarampo e pólio preocupa autoridades em MS

Mais de 88% das crianças ainda precisam se vacinar em Campo Grande

15 agosto 2018 - 14h58Por PMCG

Mais de 88% das crianças com idade entre 12 meses a menores de 5 anos (população estimada em 47.574) ainda precisam se vacinar na Campanha contra a Poliomielite e Sarampo em Campo Grande. Até a última sexta-feira (10), 11,60% do público-alvo recebeu a dose contra a pólio e 11,45% para o sarampo.

Mesmo que a criança já tenha recebido as doses das vacinas no passado, a recomendação é para que receba outra dose durante a Campanha para garantir a imunização contra as doenças. Os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação das doenças imunopreviníveis e por isso devem comparecer às unidades básicas de saúde (UBS/UBSF) com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro da vacina.

As salas de vacina das 66 UBS/UBSF da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) funcionam de segunda a sexta-feira, das  7h15 às 11h e das 13h às 16h45.

A Campanha vai até 31 de agosto e no próximo sábado (18 de agosto) acontece o Dia D de Vacinação.

O Ministério da Saúde reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial das crianças menores de cinco anos que devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina.

Em Campo Grande, a Campanha será somente para crianças. O público adulto neste momento não será vacinado.