(67) 99826-0686
PMCG Novembro

Bebê de três meses morre após se engasgar

De acordo com a família da criança, ela estava gripada e pode ter se engasgado com a própria secreção

9 NOV 2018
Da redação / Portal OP9
10h33min
Foto: Reprodução / Portal OP9

Um bebê de três meses morreu no bairro de Marcos Moura, em Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa, na quinta-feira (8).

Segundo familiares da vítima, a criança estava gripada e pode ter se engasgado com a própria secreção, ela foi colocada para dormir e quando a mãe tentou acordá-la não conseguiu pois estava morta.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado mas a criança tinha sido encaminhada em um carro particular para uma unidade hospitalar. O bebê chegou no local já sem vida. Os familiares da criança procuraram a delegacia e solicitaram exames para confirmar a causa da morte.

Saiba o que fazer caso bebês fiquem engasgados

- Telefonar para 192 e/ou 193; Samu e Corpo de Bombeiros

- Observar se a criança consegue respirar sozinha

- Iniciar a manobra de heimlich:

A manobra ajuda a retirar o objeto que está causando o engasgamento. Para fazer essa manobra deve-se:

1) Deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido facilmente;

2) Inclinar o bebê, com a barriga sobre o braço, para que o tronco fique mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas costas;

3) Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax, na região entre os mamilos.

Veja também