A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Saúde

26/04/2018 15:14

A+ A-

Dia nacional de combate à hipertensão é marcado por ações de prevenção na Capital

Em Campo Grande, as 66 unidades básicas de saúde oferecem serviços voltados ao tratamento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial

O Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial é celebrado nesta quinta-feira (26) e para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) promoveu durante a manhã diversas ações de prevenção e alerta para a população.

Em Campo Grande, as 66 unidades básicas de saúde oferecem serviços voltados ao tratamento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial durante todo o ano, através do Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes mellitus (HIPERDIA)

A UBS Bonança e as UBSFs Vida Nova e Los Angeles tiveram programação especial com oficina de aferição da pressão arterial, teste de glicemia, orientação nutricional e distribuição de folhetos informativos.

Os profissionais darão enfoque na alimentação saudável, e vão ensinar como preparar sal de ervas, substituto ao sal de cozinha tradicional.

Os  pacientes receberam orientações também sobre o uso adequado da medicação (dose correta, descontinuidade do tratamento, alimentação e atividade física).

Entre os principais fatores que podem levar à hipertensão estão: sobrepeso e obesidade; má alimentação (excesso no consumo de sal); sedentarismo; tabagismo, e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensos têm 30% ou mais de chances de também serem hipertensos).

Hipertensão

A pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias, quando essa força está aumentada, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue sendo denominada Hipertensão Arterial. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

Os fatores de risco para Hipertensão Arterial são:

  • Hábitos alimentares irregulares com elevado consumo de sal e produtos industrializados;
  • Sobrepeso e obesidade que aceleraram em até 10 anos o aparecimento da hipertensão;
  • Tabagismo;
  • Hereditariedade: quem tem o pai ou a mãe com hipertensão tem 30% de chances de se tornar hipertenso. Se a herança é bilateral, o risco da hipertensão aumenta para até 50%. Neste caso, quem é filho de hipertensos deve fazer avaliações médicas periódicas;
  • Diabetes;
  • Envelhecimento.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias