PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Saúde

11/11/2018 13:30

A+ A-

Hemosul precisa do seu sangue! Veja como ser doador

Para os doadores essas 'determinações' pode afastar quem deseja ajudar o próximo

Para quem deseja se tornar doador de sangue basta procurar o Hemosul que fica localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa, em Campo Grande. Mas antes disso é preciso estar consciente de algumas regrinhas e novas determinações para que o seu sangue seja recebido, e possa ajudar o próximo.

Com a nova Portaria de Consolidação nº 5/2017, agora o período para quem deseja ser um doador e trocou de parceira/o não é mais de 6 meses, e sim de 12 meses. O Hemosul reforça ainda que todos os doadores passam por este questionamento, não com o intuito de constrangimento, mas sim de segurança e qualidade transfusional.

O hemosul segue a legislação federal que norteia a política de sangue no Brasil e que o objetivo é oferecer aos pacientes o sangue mais seguro possível e o comportamento sexual é um fator preponderante nesta segurança. Destacam ainda que ter sido inaptado não significa que esteja doente.

As doações que podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Aos sábados o atendimento é das 7h às 12h. Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Para alguns doadores essa decisão gera preocupação, pois essas ‘determinações’ pode haver uma grande baixa dos potenciais doadores que saem da sua casa para ajudar o próximo e se depara com essa portaria.

Doenças que impedem a doação

Algumas doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como doença de Chagas, hepatite, aids, sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Idade

Para ser um doador tem que ter de 16 a 69 anos, segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013, sendo que os doadores de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável ou ter em mãos declaração de autorização, com firma reconhecida.

Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024