Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Saúde

HU comemora um ano de cirurgias bariátricas

Em um ano o Serviço de Cirurgias Bariátricas realizou 42 procedimentos e mais de 150 pacientes foram atendidos

18 dezembro 2018 - 18h29Por Da redação / Assessoria

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), comemora nesta quarta-feira (19/12) um ano da retomada do Serviço de Cirurgias Bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), após o serviço ter ficado parado por dois anos no Estado de Mato Grosso do Sul.

Em 19 de dezembro de 2017 a paciente Edilúcia Carvalho Silva, 49 anos, diabética, hipertensa e que estava com 142kg, entrava em uma das salas do Centro Cirúrgico do Humap-UFMS para realizar o procedimento, que levou aproximadamente 40 minutos.

De lá até hoje 42 pacientes fizeram a cirurgia e mais de 150 pacientes já foram atendidos: passaram por avaliações médicas para posteriormente, se necessário e recomendado, realizarem o procedimento.

Primeira paciente

A paciente Edilúcia Carvalho Silva ficou três anos aguardando a cirurgia bariátrica pelo SUS no Estado de São Paulo e mais três anos esperando na fila em Mato Grosso do Sul.

“Eu tenho dois netinhos pequenos, de 4 e 5 anos, e eles querem brincar, correr, e eu não conseguia. Depois da cirurgia minha qualidade de vida melhorou muito. Realizei um sonho e agradeço muito toda a atenção que recebi da equipe do Hospital Universitário”, afirma Edilúcia.

Confraternização

Para comemorar um ano do retorno das cirurgias bariátricas foi realizada no último dia 11 uma confraternização com pacientes que realizaram as cirurgias, familiares e profissionais do Serviço de Cirurgia Bariátrica.

A festa, realizada na Associação Recreativa dos Servidores da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Assufms), teve almoço música e animação do grupo Baila, da UFMS.

Os pacientes que realizaram cirurgias bariátricas no último ano também deram seus depoimentos sobre os serviços prestados pelos profissionais do Humap-UFMS e sobre a mudança de vida após a realização da cirurgia. Muitos pacientes se emocionaram e todos foram enfáticos ao agradecer os carinhos e cuidados recebidos pela equipe do hospital.