A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Saúde

07/07/2018 13:30

A+ A-

Inverno seco eleva número de doenças respiratórias; veja como se prevenir

Alimentação saudável e hidratação ajudam a prevenir as doenças; confira mais dicas

O inverno chegou e não há previsão de chuva para Campo Grande nas próximas semanas. Com o tempo seco e mais fresco, aumentam os números de casos de doenças respiratórias e, consequentemente, o número de pessoas que procuram atendimento nas UPA's (Unidades de Pronto Atendimento) e UBS's (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

Ao TopMídiaNews, a médica pneumologista Andrea Cunha Acosta explicou o que causa essas doenças. ''Nessa época do ano que o clima fica mais seco e frio, as vias aéreas ficam mais ressecadas e desidratadas com acúmulo de secreção mais grossa. Ela aumenta ainda mais caso a pessoa tenha algum tipo de alergia, rinite, sinusite ou bronquite. Isso facilita que vírus e bactérias 'grudem' nessa secreção e causem as doenças".

Segundo a pneumologista, além de evitar ambientes fechados, a população deve manter alguns cuidados nessa época do ano. ''Ter uma alimentação saudável para ajudar na imunidade, manter-se sempre hidratado, principalmente crianças e idosos que às vezes esquecem de tomar água, além de lavar o nariz com soro fisiológico que também ajuda", explicou.

Pessoas que se encontram no grupo de risco devem manter a carteira de vacinação em dia, principalmente com a vacina contra a gripe. Em alguns casos a vacina contra pneumonia também é indicada.

Conforme a pneumologista, é necessário ficar em alerta com alguns sintomas. ''Se a pessoa está sentindo falta de ar ou febre alta, ou faz parte do grupo de risco, deve procurar um médico assim que começar a sentir os sintomas", finalizou.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias