Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Saúde

No dia do café, saiba como a cafeína age e quanto beber por dia

24 maio 2017 - 11h14Por Globo

Você ficou sabendo do caso do garoto que morreu após ingerir grande quantidade de cafeína? É viciada em café e não soube lidar com essa informação? Já se perguntou: "quantas xícaras será que eu posso tomar por dia sem quase ~morrer~?" Se sim, então essa matéria foi feita para você!

No Dia do Café, a Glamour fez um verdadeiro dossiê da bebida queridinha--- conversamos com um cardiologista, umanutricionista e um neurologista, que te explicam os benefícios e os riscos que seu uso indiscriminado pode ter. Ah, lembrando que a cafeína está presente em outras bebidas como no chá preto e no guaraná. E também no chocolate!

Prós x Contras

Para começo de conversa, não é comprovado cientificamente que o café seja exatamente um vilão, ou seja, que ele seja um responsável direto por doenças cardiovasculares. Segundo o cardiologista Bruno Mioto, pesquisas médicas apontam que o risco de morte por acidente vascular cerebral (AVC) é, em média, 20% menor para uma mulher de 30 anos, por exemplo, se ela consumir três xícaras grandes de café por dia.

Por outro lado, sabe-se que a cafeína é uma substância estimulante que atua no sistema nervoso e pode estreitar os vasos sanguíneos, assim como aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca. Portanto, pessoas mais sensíveis à substância devem ter cautela ao consumir qualquer tipo de bebida que a contenha.

Café e o cigarro

No entanto, uma pesquisa do Jornal de Medicina de New England aponta uma relação importante: pessoas que consomem muito café costumam também fumar. O cigarro, como se sabe, é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, além de outras doenças, como o câncer. Dada a atuação estimulante da cafeína nos vasos, é possível então que a combinação potencialize as probabilidades de desenvolver uma doença associada ao tabagismo.

Quantidade ideal

No último mês, os possíveis riscos apresentados pelo café voltaram ao debate, após um estudante morrer ao ingerir muita cafeína. Segundo o cardiologista, isso só aconteceu pois o garoto consumiu muito café em um pequeno intervalo de tempo.

Segundo o neurologista Edson Issamu, este menino pode pode ter tido um efeito de hiperestimulação causado pela cafeína. De acordo com ele, este caso é um ponto fora da curva, isto é, ão raros os relatos de morte por overdose de cafeína. Haveria a necessidade de ingestão de doses muito altas e, novamente, o intervalo de tempo importaria para causar morte.

No entanto, ao ingerir cápsulas de cafeína, na suplementação da academia, os casos de mortalidade são bem mais comuns.

A Associação Brasileira da Indíustria do Café (ABIC), indica que o consumo moderado e espaçado de 600 ml de cafeína por dia é permitido. Para se ter uma ideia, uma xícara de café "brasileiro" tem cerca de 160 mg de cafeína a cada 100 ml. Já um expresso, tem 77 mg de cafeína para cada 45 ml.

O ideal é que uma pessoa adulta (em torno de 70 kg) tome, por volta, de 4 xícaras grandes de café por dia, por exemplo.

Como saber se estou tomando demais?

Além de se manter atenta aos números de referência, é importante notar a resposta do seu corpo mesmo a pequenas dores da bebida. 90% da população desenvolve ao longo da vida uma tolerância à cafeína. Segundo Mioto, o organismo acaba se acostumando com as reações causadas pela substância. Os outros 10%, não criam essa tolerância e deveriam, naturalmente, retirar o café da dieta.

No site Caffeine Informer você consegue calcular, através de seu peso, quantos cafés expressos ou energéticos você pode ingerir por dia -- entre outras muitas bebidas que contém cafeína. Vale a pena conferir!

Uma mulher com 60 kg, por exemplo, pode consumir até 5 shots de café por dia, ou até 4,5 energéticos, segundo o site. O limite? 117 shots de expresso, a dose letal. Mas é impossível tomar tudo isso, né?

Benefícios e Malefícios

O café é rico em alguns minerais como tiamina, niacina, ácido fólico, fósforo, magnésio, manganês, juntamente com o potássio e riboflavina. Ele é uma ótima fonte de antioxidantes, segundo a nutricionista Gabriela Ghedini.

O café também melhora a concentração e o aprendizado. E estimula a ação do músculo durante exercícios prolongados, auxiliando no fortalecimento da imunidade.

No entanto, segundo a nutricionista, a cafeína para algumas pessoas pode causar ansiedade, irritabilidade, agitação, insônia e dor de cabeça, por exemplo. Quantidades não controladas, podem aumentar os problemas gástricos, principalmente quando associados a pessoas com situações de stress, sem qualidade de sono e ansiedade.

Ainda segundo o neurologista, a cafeína é um psicotrópicoe pode causar dependência química, abstinência e consequência físicas e psíquicas da sua utilização não controlada. Eita!

Como o café age no seu corpo?

A cafeína é totalmente absorvida pelo sistema digestivo em aproximadamente 20 - 45 minutos. Tipicamente, o pico de concentração ocorre de 15 a 120 minutos após a cafeína ser consumida, segundo a nutricionista Gabriela Ghedini.

A cafeína é uma substância que estimula o sistema nervoso central. Ao bloquear um neurotransmissor inibitório, a adenosina, a substância aumenta a comunicação entre os neurônios e a liberação da Dopamaina e Norepinefrina.

O ácido clorogênico é uma substância ativa do café que pode ajudar a desacelerar a absorção de carboidratos, sabia?

Cafeína causa enxaqueca?

Em algumas pessoas, sim. Uma das causas da encaqueca é a estimulação cerebral inadequada, causada por alterações químicas. A cafeína, causa uma hiperestimulação no sistema, desencadeando então fenômenos de dor.

Detox de Cafeína: o passo a passo certeiro

Você é uma junky em café e não sabe mais o que fazer com essa ~dependência~?  A nutricionista Gabriela Ghedini te ensina o passo a passo para um detox saudável!

• No primeiro dia anote o consumo normal de cafeína que você faz incluindo todos os alimentos e bebidas que contenham cafeína;

• Elimine todas as opções anotadas principalmente o café e bebidas energéticas;

• Escolha um dia em que você esteja mais tranquila e tente ficar o dia todo sem cafeína. Você pode beber café descafeinado ao invés do café normal, e água ou chá de ervas no lugar de outras bebidas. Durma bastante e se exercite para reduzir a sonolência.

• No dia seguinte beba ainda menos cafeína que você costumava beber antes. No caso do café, a melhor maneira de fazer isso é misturar meia porção de café descafeinado e meia porção de café normal, totalizando a mesma quantidade de café que você costuma tomar.

• Esse processo diminui bastante os sintomas de abstinência. Continue misturando por uma semana- um dia sem café e outro com menos do que costumava beber.

• Na semana seguinte, reduza o consumo da mistrura dos dois cafés. Por exemplo se você tomava 3 xícaras ou mais passe a tomar 1 ou 2.

• Na próxima semana elimine tudo (café normal ou descafeinado). Note que o café descafeinado tem uma pequena quantidade de cafeína, então você deve decidir se quer eliminar o café por completo.

• Dependendo da quantidade de cafeína que você consumia antes, pode levar mais uma semana ou mais para que os efeitos de abstinência desapareçam.