Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Saúde

País tem dia D de vacinação contra pólio e sarampo

Autoridades de saúde têm buscado também afastar o receio dos pais que recebem informações falsas

18 agosto 2018 - 12h29Por Da redação / Agência Brasil

Com a meta de vacinar cerca de 11 milhões de crianças de 1 ano de idade até os 5 anos incompletos, mais de 36 mil postos de saúde de todo o país promovem neste sábado (19) um dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite.

A campanha de vacinação neste ano foi intensificada devido ao surgimento de um maior número de pessoas infectadas por essas doenças. Há no momento, por exemplo, dois surtos de sarampo ativos no país: um no Amazonas, onde foram confirmados 910 casos, com três mortes; outro em Roraima, com 300 casos confirmados e quatro mortes.

Nas propagandas, tem sido reforçada aos pais a importância de imunizar os pequenos no caso do sarampo e da pólio, doenças que pareciam esquecidas pela população, pois eram consideradas eliminadas no país, mas cujos casos voltaram a aparecer.

“Eu vi a propaganda na televisão, por isso vim aqui hoje vacinar meus três filhos”, disse Ana Jacqueline Oliveira, de 33 anos, que compareceu a um posto de saúde de Ceilândia, no Distrito Federal, onde 30 crianças haviam sido vacinadas até as 10h.

Para garantir a cobertura total contra o sarampo, mesmo as crianças de 1 ano a até 5 anos que já tomaram alguma dose deverão ser imunizadas novamente com a vacina tríplice viral.

No caso da poliomielite, crianças que nunca tomaram nenhuma dose receberão a vacina inativada poliomielite (VIP). As que já tomaram pelo menos uma dose da vacina receberão apenas a gotinha (vacina oral poliomielite).

As autoridades de saúde têm buscado também afastar o receio dos pais que recebem informações falsas sobre supostos perigos de tomar a vacina, destacando não haver nenhum risco para as crianças.

“As vacinas tanto da poliomielite quanto a do sarampo são muito seguras, elas têm sua segurança  testada em laboratórios ano a ano, então a população pode ficar tranquila”, disse a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Maria Beatriz Ruy.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo da campanha, iniciada no último dia 6 e que segue até 31 de agosto. Até o momento, no entanto, somente 16% das crianças foram vacinadas em todo o país, segundo dados do próprio ministério.